Sexta-feira, 27 de junho de 2008, atualizada ?s 11h30

Juiz de Fora n?o apresenta casos de raiva h? dez anos



Marinella Souza
*Colabora??o

O veterin?rio do setor de Zoonoses da Secretaria de Sa?de, Jos? Geraldo de Castro J?nior, comemora a vit?ria de Juiz de Fora contra a raiva e informa que a ades?o ?s campanhas de vacina??o s?o fundamentais porque a raiva ? uma doen?a letal para animais e seres humanos.

"H? dez anos n?o registramos um caso da doen?a para manter esse quadro, ? preciso que as pessoas vacinem seus animais todos os anos. A raiva ? 100% preven?vel, mas tamb?m ? incur?vel", adverte. Em Juiz de Fora, propriet?rios de c?es e gatos da zona rural v?o ter 11 dias para previnir a raiva em seus animais, atrav?s da vacina??o.

A Campanha de Vacina??o Anti-R?bica na regi?o come?a no pr?ximo dia 07 de julho e vai at? o dia 18. A expectativa ? de que quatro mil c?es e gatos sejam vacinados, mas todos os mam?feros devem receber a dose anual da vacina. Em 2007 foram vacinados 3,8 mil c?es e gatos na zona rural.

Jos? Geraldo ressalta que nem s? c?es e gatos precisam ser vacinados. "A raiva ? transmitida por todo e qualquer tipo de mam?fero. Embora a campanha seja s? para c?es e gatos, ? preciso que os propriet?rios vacinem tamb?m o gado bovino e su?no", adverte.

Para o veterin?rio, a campanha na zona rural ? importante, porque o maior reservat?rio de raiva s?o os morcegos e os animais silvestres, por isso ele pede que as pessoas n?o deixem de levar seus animais aos postos onde as equipes volantes v?o distribuir a dose anual da vacina gratuitamente em hor?rios espec?ficos (veja tabela).

Os animais devem receber uma dose da vacina todos os anos a partir dos tr?s meses de idade e o veterin?rio garante que n?o h? problema se a vacina for aplicada duas vezes em um mesmo ano. A campanha destinada aos animais da zona urbana acontece em setembro.

Imagem Ilustrativa: Laura Martins Ferreira

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF