Sexta-feira, 27 de junho de 2008, atualizada às 11h30

Juiz de Fora não apresenta casos de raiva há dez anos



Marinella Souza
*Colaboração

O veterinário do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, José Geraldo de Castro Júnior, comemora a vitória de Juiz de Fora contra a raiva e informa que a adesão às campanhas de vacinação são fundamentais porque a raiva é uma doença letal para animais e seres humanos.

"Há dez anos não registramos um caso da doença para manter esse quadro, é preciso que as pessoas vacinem seus animais todos os anos. A raiva é 100% prevenível, mas também é incurável", adverte. Em Juiz de Fora, proprietários de cães e gatos da zona rural vão ter 11 dias para previnir a raiva em seus animais, através da vacinação.

A Campanha de Vacinação Anti-Rábica na região começa no próximo dia 07 de julho e vai até o dia 18. A expectativa é de que quatro mil cães e gatos sejam vacinados, mas todos os mamíferos devem receber a dose anual da vacina. Em 2007 foram vacinados 3,8 mil cães e gatos na zona rural.

José Geraldo ressalta que nem só cães e gatos precisam ser vacinados. "A raiva é transmitida por todo e qualquer tipo de mamífero. Embora a campanha seja só para cães e gatos, é preciso que os proprietários vacinem também o gado bovino e suíno", adverte.

Para o veterinário, a campanha na zona rural é importante, porque o maior reservatório de raiva são os morcegos e os animais silvestres, por isso ele pede que as pessoas não deixem de levar seus animais aos postos onde as equipes volantes vão distribuir a dose anual da vacina gratuitamente em horários específicos (veja tabela).

Os animais devem receber uma dose da vacina todos os anos a partir dos três meses de idade e o veterinário garante que não há problema se a vacina for aplicada duas vezes em um mesmo ano. A campanha destinada aos animais da zona urbana acontece em setembro.

Imagem Ilustrativa: Laura Martins Ferreira

*Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.