Telha com sotaque franc?s
Europeus da Onduline inauguram oficialmente em Juiz de Fora a primeira f?brica de telhas ecol?gicas das Am?ricas

Ricardo Corr?a
Rep?rter
11/05/2006

Clique ao lado e confira as imagens da visita das autoridades e da inaugura??o da f?brica de telhas francesa Onduline, no Distrito Industrial!

Veja!


Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 11 de maio, em Juiz de Fora a primeira f?brica de telhas ecol?gicas das Am?ricas. A Onduline chegou ? cidade e apresentou sua f?brica em um evento regado a coquetel e discursos em franc?s. Viram e ouviram o que foi mostrado e falado centenas de clientes, representantes do Brasil e de v?rios pa?ses da Am?rica do Sul, al?m de autoridades de todos os setores da sociedade juizforana. De vereadores, come?ando pelo presidente da C?mara, Vicente de Paula Oliveira (Vicent?o-PTB), ao chefe-executivo, Alberto Bejani (PTB), o evento contou com secret?rios, representantes do governo de Minas Gerais e de institui?es como a Igreja Cat?lica, Pol?cia Rodovi?ria Federal, Corpo de Bombeiros e uma s?rie de outras entidades atuando em Juiz de Fora.

Nos discursos juizforanos, de Bejani e Vicent?o, exalta?es ao momento vivido por Juiz de Fora, considerado pelo prefeito como "um momento como a cidade n?o viveu", e promessas de crescimento acelerado, com a gera??o de mais empregos e receitas para o munic?pio.

A instala??o da Onduline, e a sua inaugura??o durante o per?odo de festividades do anivers?rio da cidade era tudo o que o prefeito queria. Cr?tico dos incentivos dados na ocasi?o da instala??o da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, Bejani dessa vez exaltou o fato de que a Prefeitura cedeu 50% do terreno para a constru??o da nova empresa, que faz telhas ecol?gicas e promete exportar para v?rias partes do mundo.

Jean Louis Roques, presidente do Conselho Fiscal da Onduline, come?ou sua fala lendo um discurso em portugu?s arrastado, no qual justificava a decis?o de continuar sua fala em franc?s. Na l?ngua de seu pa?s, traduzida simultaneamente para os presentes, agradeceu o apoio da cidade, festejou a instala??o da f?brica e acentuou a import?ncia do empreendimento para a empresa e para Juiz de Fora.

"O desenvolvimento de sua cidade prossegue com essa f?brica. ? um momento de alegria tamb?m para voc?s colaboradores e empregados, que conseguiram um emprego interessante e est?vel", disse o franc?s, que foi um dos tantos convidados estrangeiros para a festa de inaugura??o.

O discurso oficial de inaugura??o da planta industrial ficou por conta de Ricardo Bressiani, diretor-executivo da Onduline do Brasil. Ele come?ou real?ando que, "depois de plantarem-se as sementes, chega-se sempre ? hora da colheita" e afirmou que a f?brica de Juiz de Fora ? "a mais moderna de seu parque industrial, espalhado por dez pa?ses".

Bressiani lembrou o investimento de R$ 42 milh?es em obras e tecnologia e agradeceu o apoio da Prefeitura, do Governo do Estado, atrav?s do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e contou alguns dos motivos que teriam feito com que o pa?s fosse escolhido para sediar a f?brica.

"Sabemos que o Brasil de hoje est? firmemente comprometido com a sua inser??o em uma economia globalizada, com uma pol?tica econ?mica e monet?ria respons?vel, e porque temos a consci?ncia da import?ncia da constru??o civil no desenolvimento e na gera??o de novos empregos. Cerca de 16% do PIB ? voltado para a constru??o, que hoje emprega mais de cinco milh?es de pessoas. Al?m disso, temos um d?ficit de cerca de sete milh?es de habita?es Assim, temos a oportunidade ?nica de podermos colaborar nesse importante processo. Afinal, a casa ? uma necessidade b?sica de toda fam?lia"

A visita
Ap?s o coquetel, a f?brica recebeu a visita dos convidados para a festa, indo ? frente o diretor-executivo da Onduline do Brasil, Ricardo Bressiani, o diretor industrial da empresa, Michel Buchy, e o prefeito Alberto Bejani. Eles viram o vig?rio geral Monsenhor Miguel Fallabella dar a b?n??o no empreendimento e depois visitaram cada uma das etapas de produ??o da linha. Ao final, o prefeito foi convidado a entrar embaixo de um pequeno telhado feito com os produtos fabricados na unidade, para provar que s?o leves e resistentes.

A f?brica de Juiz de Fora
O empreendimento possui uma ?rea constru?da de 17 mil metros quadrados e vai produzir cerca de quatro milh?es de metros quadrados de telha por ano. O que for feito aqui ser? comercializado no pa?s e em destinos do exterior. A planta j? est? funcionando desde o m?s de fevereiro e produz, por hora, 600 telhas imperme?veis, que j? est?o at? sendo exportadas para a Turquia.

As telhas produzidas pela Onduline n?o s?o de amianto, como as comumente utilizadas no Brasil. O material, j? proibido em v?rias partes do mundo, incluindo a Fran?a, ? considerado mal?fico para os seres humanos, principalmente para aqueles que trabalham no processo de fabrica??o das telhas.

Por isso o produto da Onduline ? considerado ecol?gico. A principal mat?ria-prima para a produ??o das telhas, mais leves e 10% mais caras, ? o papel e o papel?o jogados fora todos os dias. O material ? arrecadado em parcerias com associa?es de catadores de papel, mas por enquanto ainda n?o h? um contato com os catadores de Juiz de Fora.

De acordo com a empresa, a nova unidade vai gerar 150 empregos diretos e indiretos, produzindo telhas que, al?m do papel, s?o feitas com a utiliza??o de asfalto e est?o dispon?veis em tr?s cores, diferentemente do cinza b?sico das telhas de amianto. S?o com essas vantagens que os franceses esperam conquistar o p?blico brasileiro, mesmo que a lei que pro?be a utiliza??o do amianto no Brasil continue enterrada nos longos tr?mites do Congresso e das esferas jur?dicas brasileiras.