Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008, atualizada ?s 16h47

Feriados de Natal e Ano Novo alteram funcionamento de alguns estabelecimentos e ?rg?os na cidade



Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O feriado de Natal, na quinta-feira, dia 25 de dezembro, e o de Ano Novo, no dia 1? de janeiro de 2009, interferem no funcionamento de alguns estabelecimentos e ?rg?os p?blicos de Juiz de Fora.

Servi?os como os prestados pela Defesa Civil funcionam em esquema de plant?o para atender poss?veis emerg?ncias decorrentes das chuvas. O telefone ? o 199.

Para os que deixam as compras de Natal para a ?ltima hora, o com?rcio funciona em hor?rio especial at? o dia 24 de dezembro, quarta-feira. As lojas ficam abertas at? ?s 21 h.

O Portal ACESSA.com preparou um guia com informa?es sobre o que funciona e o que n?o funciona neste fim de ano. Confira:

  • Amac - os servi?os prestados pela Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio (Amac) ser?o mantidos atrav?s de plant?o 24 horas, a exemplo das demais datas comemorativas. Estar?o funcionando os projetos sociais da Casa do Aconchego, Casa Aberta, Casa Abrigo e N?cleo do Cidad?o de Rua.

  • Bancos - no dia 24 funcionam das 8 h ?s 10 h. A partir do dia 26 o funcionamento ? normal. J? no dia 31 de dezembro n?o h? atendimento aos clientes. Nos dias 25 de dezembro e 1? de janeiro de 2009, n?o abrem.

  • Cemig - todas as ag?ncias e postos de atendimento da empresa estar?o fechados nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. Nesse per?odo, informa?es, solicita?es de servi?os e reclama?es poder?o ser feitos pelo Fale com a Cemig, pelo telefone 116. O servi?o funciona 24 horas por dia, e a liga??o ? gratuita. As ag?ncias e postos de atendimento da empresa voltam ao expediente normal na segunda-feira, dia 29 de dezembro, ?s 9 horas.

  • Cesama - os servi?os de atendimento prestados ? popula??o de Juiz de Fora estar?o dispon?veis para o atendimento presencial nos guich?s de sua Central de Atendimento, na quarta-feira, 24, das 8 h ?s 12 h. A partir deste hor?rio e incluindo o dia 25, o atendimento ser? realizado por meio do telefone 115 em regime de plant?o. As equipes estar?o de prontid?o para atender casos de urg?ncia e emerg?ncia, como interrup??o de redes de ?gua, esgoto, vazamentos e problemas com hidr?metros.

  • Com?rcio - na v?spera de Natal, quarta-feira, 24, as lojas abrem das 8 h ?s 21 h. O com?rcio volta a funcionar normalmente no dia 26 de dezembro, sexta-feira.

  • Correios - nos dias 24 e 31 funcionam de 8 h ?s 12 h. Nos dias 25 de dezembro e 1? de janeiro de 2009 n?o abrem ao p?blico.

  • Defesa Civil - vai funcionar em regime de plant?o 24 horas para o atendimento de urg?ncias e emerg?ncias, atrav?s do telefone 199.

  • Demlurb - os servi?os de capina, varri??o e coleta de lixo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) ocorrem normalmente no dia 24, v?spera de Natal. No dia 25 n?o ser?o realizados estes servi?os. Na sexta-feira, 26, o expediente ? normal. No final de semana, os trabalhos ir?o funcionar de acordo com escala pr?-determinada.

  • Funalfa - o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e a Biblioteca Municipal Murilo Mendes estar?o abertos ao p?blico na quarta feira, dia 24, das 8 h ?s 12 h. No dia 25 tamb?m n?o funcionam.

  • Hemominas - o setor de capta??o n?o funciona nos dias 24 e 25 de dezembro. Para a virada do ano o esquema deve ser o mesmo; n?o funciona nos dias 31 de dezembro e 1? de janeiro.

  • Mapro - o Parque do Museu Mariano Proc?pio estar? aberto das 8 h ?s 14 h no dia 24. A partir deste hor?rio e incluindo o dia 25, estes setores estar?o fechados ao p?blico.

  • Sa?de - as Unidades B?sicas de Sa?de (UBS?s) funcionam na quarta-feira, dia 24, das 8 h ?s 12 h. J? o atendimento prestado pela Regional Leste, Policl?nica de Benfica e Hospital de Pronto Socorro (HPS) atendem em regime de plant?o 24 horas. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) tamb?m ir? manter seus servi?os sem interrup??o.

  • Supermercados - no dia 24 e 31, as unidades do Bretas funcionam at? ?s 21 h. Nos feriados de 25 de dezembro e 1? de janeiro as lojas n?o abrem. O Bahamas ainda n?o definiu os hor?rios de funcionamento de suas lojas, mas informou que elas estar?o fechadas nos feriados, exceto a unidade S?o Vicente, que funciona normalmente durante 24 horas.