Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009, atualizada ?s 17h

PJF promete pagar R$ 1,2 milh?o em rescis?o contratual at? o fim da pr?xima semana aos professores tempor?rios


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Em reuni?o com o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro) nesta quinta-feira, 29 de janeiro, o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Vitor Valverde, prometeu que o pagamento aos professores contratados temporariamente para o ano de 2008 ser? feito at? a pr?xima sexta-feira, 6 de fevereiro.

S?o 1.249 profissionais, cujo contrato de servi?o terminou em 30 de dezembro de 2008. O montante ? de R$ 1,2 milh?o, referente aos direitos trabalhistas.

A decis?o agradou ao sindicato. "A Prefeitura havia priorizado os efetivos e n?o nos deu uma posi??o", colocou a coordenadora geral do Sinpro, F?tima Barcellos. "Isso ? inadmiss?vel", completou uma das diretoras do Sinpro, Vict?ria F?tima de Melo.

A not?cia tamb?m trouxe uma certa tranquilidade para a professora de 1? a 4? s?rie, Kenny Carla Rufino. "Respeitamos os hor?rios e as normas. Por isso, n?o somos diferentes dos professores efetivados. Est?vamos angustiados, porque muitos j? est?o sendo contratados de novo e n?o havia data para o acerto."

O secret?rio Vitor Valverde disse que n?o h? diferen?a profissional entre os tempor?rios e efetivos. Entretanto, na PJF, a rescis?o se d? de forma complementar. "E a situa??o financeira da Prefeitura est? horr?vel", ressaltou o secret?rio. Segundo ele, a previs?o de pagamento dos professores tempor?rios foi definida na manh? desta quinta e motivada pelo fato de o valor recebido com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos contribuintes na ?ltima quarta, dia 28, ter sido satisfat?rio.