Escola de idiomas pede instalação de quebra-molas na Andradas

Por

Escola de idiomas pede instala??o de quebra-molas na Andradas
Segunda-feira, 17 de março de 2014, atualizada às 18h30

Escola de idiomas pede instalação de quebra-molas na avenida dos Andradas

Laura Lewer
*Colaboração

Quem passa em frente à unidade do curso de inglês Cultura Inglesa, localizada na Avenida dos Andradas, 536, consegue ver uma faixa com os nomes do prefeito Bruno Siqueira e o vice-prefeito Sérgio Rodrigues. Nela, o curso pede, com urgência, a instalação de redutores de velocidade na avenida.

Para a aluna Júlia Fonseca, de 13 anos, o local realmente precisa de quebra-molas. "Os carros passam muito rápido e nunca param para os pedestres atravessarem", diz. Outra aluna, Ana Clara Grossi, de 12 anos, acredita que o principal motivo para diminuir a velocidade é a proteção a crianças e pessoas com deficiência, que precisam de mais cuidado ao atravessar a rua. 

O pedido gerou repercussão nas redes sociais. No Facebook, mais de 600 pessoas curtiram a imagem e 89 usuários comentaram o apelo.

No entanto, segundo a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), o trecho inicial da Avenida dos Andradas, onde a escola se encontra, não atende os critérios definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a implantação dos redutores. Segundo o órgão, alguns exemplos de características que a via deve ter são o trânsito intenso, aclividade e visibilidade. Quando a via atende essas condições, os redutores de velocidade funcionam de fato, mas, se forem instalados em locais indevidos, podem gerar congestionamentos, aumento de acidentes envolvendo veículos e problemas com tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões, que não conseguem tracionar na subida com um obstáculo e podem voltar de ré, atropelando o que estiver atrás.

Ainda segundo a Settra, o alto volume de veículos e a taxa de aclividade da via impedem a implantação dos quebra-molas, mas uma alternativa que será realizada ainda esta semana é a melhoria da sinalização viária, com a manutenção de placas e da pintura existente.

Além disso, a pasta destaca que o projeto da rua, aprovado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê a criação de mais uma pista de circulação. Desta forma, a via passará a operar em duas faixas no sentido Centro e duas no sentido bairro. Fora isso, o projeto contempla a readequação das calçadas e criação de canteiros. O objetivo é melhorar as condições de tráfego e garantir a segurança viária, de pedestres e condutores. No momento, o projeto se encontra em fase de captação de recursos.

*Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF