Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 16h

Unidos do Ladeira ? eleita bicampe? do Carnaval de Juiz de Fora


Da Reda??o

A escola Unidos do Ladeira ? a bicampe? do Carnaval 2009 de Juiz de Fora. Com o enredo Do caminho do ouro ? paisagem dos sonhos ? Ibitipoca, a natureza em eterno movimento, ela classificou-se em primeiro lugar no Grupo Especial, principal categoria dos desfiles competitivos. Foram 109,6 pontos conquistados, uma diferen?a de dois d?cimos para a Mocidade Independente do Progresso, que somou 109,4 pontos e ficou em segundo lugar.

No Grupo A, a Partido Alto levou o campeonato 2009, seguida pela Vale do Paraibuna. No ano que vem, as duas v?o desfilar entre as escolas que comp?em a elite do Carnaval local. J? a ?guia de Ouro, que se apresentou pelo Grupo de Acesso, conseguiu os pontos necess?rios para ascender ao Grupo A em 2010.

A Escola de Samba Unidos Grizzu, que n?o participou dos desfiles em 2009, e a Cacique de Lins, ?ltima classificada do Grupo A, desfilar?o pelo Grupo de Acesso no Carnaval do ano que vem. J? a quinta colocada do Grupo Especial, a Uni?o das Cores, desce para o Grupo A, junto com a Escola de Samba Turunas do Riachuelo, que tamb?m foi rebaixada por n?o ter participado dos desfiles competitivos deste ano.

Resultado oficial
GRUPO ESPECIAL
  1. Unidos do Ladeira
  2. Mocidade Independente do Progresso
  3. Real Grandeza
  4. Juventude Imperial
  5. Uni?o das Cores
GRUPO A
  1. Partido Alto
  2. Vale do Paraibuna
  3. Mocidade Alegre de S?o Mateus
  4. Feliz Lembran?a
  5. Rivais da Primavera
  6. Cacique de Lins
Unidos do Ladeira: bicampe?

Foto do desfile A Unidos do Ladeira nasceu como bloco de embalo, no dia 15 de janeiro de 1976, por iniciativa de Elson Duarte, o Raposa. A partir de 1979, estabeleceu-se como escola de samba do terceiro grupo. Passou por tempos dif?ceis e superou os desafios at? consolidar-se como uma das grandes agremia?es carnavalescas de Juiz de Fora. Em 1986, passou para o primeiro grupo. Dois anos depois, sagrou-se campe? do Carnaval juizforano, t?tulo que tamb?m conquistou em 1996.

Os ?ltimos campeonatos da escola vieram em 2001, 2005 e 2008, quando apresentou o enredo De uma rainha lusitana aos del?rios num pa?s tropical ? Dona Maria, a primeira louca do Brasil. Em 2009, a agremia??o voltou com todo g?s. Entrou na Passarela do Samba para contar as origens de Ibitipoca, os primeiros habitantes (?ndios Aracis) e as lendas que s?o passadas de gera??o em gera??o. No total, foram 15 alas, 800 componentes, 44 destaques e 110 integrantes da bateria.

Segundo o carnavalesco da Unidos do Ladeira, Rafael Cond?, o diferencial da escola na avenida foi a organiza??o. "A harmonia e a evolu??o foram dois quesitos que definiram a vota??o e n?s est?vamos bem preparados." Para ele, a escola tamb?m fez uma entrada forte, chamando a aten??o dos jurados e do p?blico. "Entramos com a comiss?o de frente, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma ala coreografada."

Ele afirma que a cada ano a disputa fica mais acirrada. "N?o ? s? escola grande que est? na briga pelo t?tulo." A Unidos do Ladeira j? come?a a pensar no Carnaval do pr?ximo ano. "A Mocidade do Progresso e a Partido Alto s?o grandes concorrentes, por isso temos que nos preparar para 2010."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes