Segunda-feira, 27 de abril de 2009, atualizada às 14h50

Quase quatro mil jovens já se alistaram no Serviço Militar em Juiz de Fora

Guilherme Arêas
Repórter
jovens em fila no alistamento
Em arquivo:
  • Começa o prazo para o alistamento militar

Três dias antes do prazo final para o alistamento militar obrigatório, que termina nesta quinta-feira, 30 de abril, 3.940 jovens já se apresentaram à Junta Militar de Juiz de Fora. A expectativa é de que nos próximos dias, cerca de 500 juizforanos que completam 18 anos em 2009 façam o alistamento. "Nossa média anual fica em torno de 4.500 pessoas alistadas dentro do prazo", explica o auxiliar de secretário da Junta de Serviço Militar de Juiz de Fora, Antônio Passarela.

Quem ainda não se alistou deve comparecer à Junta (avenida Brasil, 560, Centro) das 8h às 18h e apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento original, uma fotografia 3x4 recente e sem adereços e comprovante de residência. Aqueles que já possuírem Carteira de Identidade e CPF podem levá-los.

Entre os dias 1º e 30 de junho, os alistados devem retirar a senha que informa a data da seleção, que este ano ocorre entre julho e setembro. A Comissão de Seleção fará as avaliações de saúde e vai determinar que o alistado seja incorporado ao Exército ou dispensado. A expectativa é de que entre 930 e 950 jovens sejam selecionados para o cumprimento do serviço militar.

Quem deixar para se alistar depois do dia 30 de abril poderá realizar o procedimento normal, mas irá à Comissão de Seleção apenas em 2010 e ainda pagará multa de R$ 1,38. Se o jovem perder o prazo determinado pelo Ministério da Defesa, fica em atraso na definição de sua situação militar.

Além de pagar multa, a pessoa que não regulariza a situação militar, perde uma série de benefícios, entre eles a possibilidade de se matricular em faculdades federais, ser admitido em concursos, tirar passaporte e título de eleitor.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes