Segunda-feira, 04 de maio de 2009, atualizada às 19h09

Polícia Militar propõe implantação de rede de autoproteção no bairro Industrial

Clecius Campos
Repórter

A implantação de uma rede de autoproteção foi a solução encontrada pela Polícia Militar para minimizar a ação de criminosos no bairro Industrial. A alternativa foi proposta pelas autoridades de segurança durante uma reunião com a comunidade na última quinta-feira, dia 30 de abril.

De acordo com o assessor de comunicação do 27º Batalhão da Polícia Militar, capitão Sebastião Justino, cerca de 300 pessoas participaram do encontro. Na ocasião, foi explicado o funcionamento do programa Vizinho Protegido e dado o exemplo do bairro São Judas Tadeu, onde o projeto foi implantado. "Tentamos convencê-los de que, com o envolvimento de todos, poderemos minimizar os riscos no local."

Segundo Justino, foi identificado que os moradores do bairro Industrial faziam pouco contato com a polícia após o acontecimento de crimes. "A segurança é um direito e uma responsabilidade de todos. As autoridades precisam ser informadas sobre os acontecimentos."

Foram passadas ainda para a comunidade algumas medidas de prevenção e números da criminalidade no local. Pouco mais de 4% das ocorrências de arrombamentos a residências na Zona Norte são registradas no bairro Industrial. Ainda em relação àquela região, o bairro registra 1,6% dos casos de crime contra a pessoa, mesmo número de ocorrências dos crimes violentos (roubo e roubo à mão armada).

Para a moradora do bairro, Maria das Graças de Oliveira, embora a ideia pareça boa, a sua aplicabilidade não será fácil. "As pessoas que moram na minha rua não estavam muito entusiasmadas. Algumas trabalham fora e outras já são idosas, não podem ficar tomando conta da rua". Para ela, o ideal seria que a PM providenciasse um posto policial para o bairro. "Mas eles alegaram que não têm pessoal suficiente."

Outra moradora, que não quis se identificar, acha que a medida pode demorar um pouco a ser instalada. "Queríamos uma solução imediata, mas até agora não apareceu. Vamos ter que esperar uma nova reunião, para decidir se usamos ou não a rede proposta pelos policiais." Para ela, a polícia deveria disponibilizar pelo menos uma viatura para o local. "Eles dão atenção aos bairros próximos, como Milho Branco, Amazônia e Jardim Natal. Os bandidos de lá estão vindo roubar aqui".

A PM ainda não tem uma data para a realização do próximo encontro com a comunidade do bairro Industrial. De acordo com Justino, a situação do local está sendo discutida internamente.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes