Segunda-feira, 4 de maio de 2009, atualizada às 20h

Reunião em Brasília discute contorno ferroviário para Juiz de Fora

Guilherme Arêas
Repórter

Na próxima quarta-feira, dia 6 de maio, o prefeito Custódio Mattos se reúne em Brasília com os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o das Comunicações, Hélio Costa, para tratar da construção do possível contorno ferroviário de Juiz de Fora. A obra não estava nos planos da PJF, que já assinou um acordo com a MRS para que a empresa Engesolo realize um estudo sobre as intervenções viárias no centro. No mesmo dia, a MRS, a Engesolo e a PJF realizam a primeira reunião de trabalho para discutir o estudo.

O encontro em Brasília foi idealizado e intermediado pelos vereadores peemedebistas Bruno Siqueira e Júlio Gasparette. O presidente da Câmara já havia dito que o encontro não tem motivação partidária e que não vê problemas no andamento de projetos distintos para a solução do mesmo problema.

Pela proposta dos vereadores, o projeto do anel ferroviário custaria R$ 377.774.036,53 e seria viabilizado através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. O contorno tem extensão de 50 km e parte de Cotegipe, em Matias Barbosa, até a via permanente no Distrito Industrial. O projeto prevê que a obra seja realizada no prazo de três a quatro anos. Para os vereadores, a sua viabilização vai possibilitar a substituição da atual via da MRS Logística.

A MRS, através de sua assessoria, informou que não foi convidada para a reunião em Brasília, mas disse que apoia todas as iniciativas que visam à melhoria do tráfego ferroviário em Juiz de Fora. O prefeito Custódio Mattos esteve em reunião durante a tarde e parte da noite e não pôde comentar o encontro em Brasília.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes