Sexta-feira, 5 de novembro de 2010, atualizada às 18h11

Cesama analisa água de córrego atingido por derramamento de gasolina após acidente em Ewbanck da Câmara

Clecius Campos
Repórter

A Companhia Municipal de Saneamento (Cesama) analisa a qualidade da água do córrego Taboões, atingido por um derramamento de 10 mil litros de gasolina, após um acidente envolvendo um caminhão-tanque, ocorrido na última quarta-feira, 3 de novembro, em Ewbanck da Câmara. A coleta do material foi feita nesta quinta-feira, 4. O estudo deve ficar pronto até o final da próxima semana e será encaminhado à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Técnicos da Feam estiveram no local do acidente nesta quinta-feira e consideraram que o risco está mitigado. A velocidade do curso do córrego facilitou que a gasolina derramada com o acidente fosse diluída e, assim, escoada para o rio Paraibuna, sem chegar a atingir a represa de Chapéu D'uvas. Segundo a assessoria de comunicação da Feam, foi identificada mortandade de peixes, mas já foi feita a limpeza do local.

O caminhão da transportadora Sadi Ltda levava gasolina de Contagem para Rio Preto. O condutor perdeu o controle do veículo no quilômetro 757 da BR-040, em frente ao acesso à Ewbanck da Câmara. O caminhão tombou, atingindo uma casa. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil. O motorista teve ferimentos leves e voltou ao local do acidente no dia seguinte, quando o veículo foi retirado da via. A gasolina escorreu pela canaleta de drenagem da via até chegar ao córrego. Profissionais da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF) estiveram no local e orientaram a empresa de emergência química que monitorou a área até a chegada da Feam.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken