Unidade Experimental de Compostagem é inaugurada em JF

Com a unidade, os resíduos que antes eram depositados no Aterro Sanitário agora são transformados em adubos e utilizados em jardins e plantações

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
5/7/2012

Usina de CompostagemCom o objetivo de transformar material resultante de podas de árvore e resíduos de hortifrútis em biocomposto para adubação, foi inaugurada, no bairro Linhares, em Juiz de Fora, na tarde desta quinta-feira, 5 de julho, a primeira Unidade Experimental de Compostagem. Com a unidade, os resíduos que antes eram depositados no Aterro Sanitário agora são transformados em adubos e utilizados em jardins e plantações da cidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando economia de gastos com transporte e de tempo de trabalho.

Além do seu caráter ambiental, o projeto Compostagem visa o social, já que utiliza a mão de obra dos acautelados de bom comportamento do Ceresp, que são contratados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Projeto Reviver. O processo de compostagem se inicia com a trituração de galhos das podas de árvores realizadas pela Empav. Cada três caminhões com galhos de árvores é transformado em um com a trituração. Depois, todo o material triturado é levado até o Centro de Treinamento Agropecuário da PJF; onde é misturado com os restos de hortifrútis recolhidos pelo Demlurb na Ceasa, que também é parceira do projeto.

Após realizada a mistura entre os resíduos de hortifrútis e as podas de árvore, o material é separado formando fileiras de 20 metros, que são revolvidas três vezes por semana, durante um mês, verificando sua temperatura e umidade, para a certeza de que o processo de decomposição está ocorrendo normalmente. Após um mês, obtêm-se material para adubação semelhante ao húmus.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Unidade Experimental de Compostagem ? inaugurada em JF

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!