Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 16/10/2015

Quartos de bebê: confira as tendências

Atualmente, montar um quarto de bebê, requer uma dedicação muito prazerosa, analisando as novidades do mercado e acertando nas escolhas. Os recém-nascidos, precisam de muito conforto, pois acabam de iniciar um novo ciclo, começando uma nova fase, na qual irão conviver com o mundo, após o rompimento do ventre materno, onde começarão a partilhar o choro, o sorriso retraído e o amor fraternal.

A primeira coisa que deve ser observada é o tamanho do quarto, medindo suas dimensões para garantir na hora de comprar ou projetar o mobiliário. Nada é desesperador, mesmo em um ambiente compacto, tudo poderá ser armazenado adequadamente, basta criar possibilidades de layout para otimizar os espaços.

Entre as opções, vários itens configuram uma lista básica, como o berço, cômoda, guarda-roupa, poltrona de amamentação, cama extra para enfermeiras ou cuidadores. Nada de excessos, como um acessório ou adorno extra, que poderá comprometer o espaço, deixando restrita a área de circulação.

Por mais vontade que os pais tenham para "encaixar" mais itens, o berço precisa de uma medida mínima, à partir de 70 cm por 1,10 m, tornando a atmosfera do ambiente com uma sensação mais confortável e com a possibilidade de maior durabilidade para o bebê. É muito importante, dar preferência a modelos de berços maiores, porque depois podem virar cama.

Já a poltrona para amamentação, deverá conter a medida no mínimo de 70 cm de largura, por 50 ou 60 cm de profundidade, com apoio nas laterais para a mamãe apoiar os braços, observando o encosto para a coluna usufruir de um conforto ergonômico correto. A cômoda, deverá conter na parte superior, um trocador com tecido impermeável, para fazer a substituição das fraldas, com acessórios distribuídos em uma bandeja, como lenços umedecidos, óleos anti-assaduras e algodão, facilitando esta função diária por vários meses.

O guarda-roupa, poderá ser embutido ou planejado, respeitando o tamanho dos objetos e roupinhas que serão guardados. Uma importante sugestão é subdividí-lo em partes internas, que sejam mutantes para as fases do crescimento do bebê, para o armazenamento das roupas maiores.

O quarto do recém-nascido, deverá ser prático, com revestimento nas paredes que não causem dano à saúde, como tintas anti-alérgicas, papel de parede lavável e piso de madeira ou laminados, que apresentam fácil limpeza e manutenção. O fator da segurança, no mundo lúdico do bebê, deve ser analisado, evitando objetos cortantes, móveis pontiagudos, enfeites nocivos que sejam acumuladores de ácaros e bactérias. Os brinquedos sonoros devem ser substituídos e os tapetes anti-derrapantes devem ser adotados.

É muito importante observar a circulação do espaço, permitindo que os pais se locomovam com paz e muita facilidade para transmitir carinho ao mais novo membro da família, e entender através do choro, as suas mensagens, como troca de fralda, necessidade da presença materna ou até mesmo uma fome sequencial do leite, que conjuga à substância vital, saciando seu desejo alimentar.

Entretanto, uma iluminação adequada, fará toda à diferença, capaz de criar cenários para o bebê dormir, descansar, ser amamentado. Uma excelente opção são as lâmpadas em LED, que não aquecem o ambiente e ajudam a economizar. Distribua os pontos de luz em um projeto luminotécnico, destacando as áreas utilizadas nas tarefas, como cômoda, poltrona, nichos, estantes. Nunca sobre a área do berço, evitando à luz direta sobre o rostinho angelical do bebê.

Mesmo em um quarto simples, é importante selecionar uma paleta de cores para ser usada no projeto, com à finalidade de criar uma referência que irá refletir em todo ambiente. Trabalhar com duas cores e agregar estampas que tenham motivos alegres para contemplar o processo decorativo e estético do local, cria possibilidades e estabelece personalidade.
Na linguagem unificada das cores, o "rosa" é a cor universal das princesas, o "amarelo" é energia, felicidade. O "azul" é paz e calmante, o "verde" natureza, simbolizando o bem-estar e à saúde, estimula a concentração. O "branco" está associado à inocência e a calma.

Com relação às cores tradicionais, a regra poderá ser descartada e através das novas idéias dos quartos contemporâneos, visando o reaproveitamento, à tecnologia e a dimensão espacial novas possibilidades surgem a cada instante, onde o mais importante é um espaço acolhedor e funcional.

Devemos eliminar as possibilidades de aromatizadores, "a pele do bebê é muito sensível a produtos químicos, de forma que perfumes, amaciantes e cheirinhos nas gavetas funcionam como irritantes", de acordo com a Dra. Beatriz Tavares Costa Carvalho, da Universidade Federal de São Paulo, para o " Guia do Bebê".

Os bichinhos, podem ser usados sem excessos, principalmente os que retratam animais e personagens queridos do "mundo mágico do faz de conta", pois eles unificam o sentido sensorial dos pequeninos, na fase da descoberta do mundo, despertando o tato e a fala. Uma sugestão é criar efeitos visuais para incentivar a descoberta do espaço a sua volta, como os móbiles confeccionados por artesãos, que acho o máximo.

E para os psicólogos, uma dose diária de música clássica, em volume baixo, promovendo uma melodia revigorante, produzirá a calma e a tranquilidade, para o relaxamento dos bebês, nos primeiros meses de vida, equilibrando suas emoções e sentimentos para a fase adulta, que aliás, enaltece à frase: "educação vem de berço"!

Conquiste seu quarto do jeito que deseja, crie possibilidades e desperte sua criatividade!
Recicle, reaproveite, dê um novo visual para aquilo que você já tem e caso queira criar um quarto de bebê neutro, faça a opção por bege e capriche nos acessórios e enfeites!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Quartos de beb?: confira as tend?ncias