Quinta-feira, 06 de mar?o de 2008 atualizada ?s 16h41

Bueiro explode em Muria? e t?cnicos da Feam fazem vistoria no local



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Um bueiro explodiu na tarde desta quarta-feira, 05 de mar?o, na Avenida Doutor dos Passos, no Centro de Muria?, por volta de 17h30, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado. Segundo testemunhas, o barulho foi ensurdecedor e labaredas sa?ram pelas bocas de lobo. O comandante do Pelot?o de Bombeiros de Muria?, tenente Patrick Tavares Gomes, disse que um vazamento de combust?vel pode ter provocado a explos?o.

"H? um posto de gasolina pr?ximo ao local e a propriet?ria informou que t?cnicos passaram a manh? fazendo a limpeza do tanque de combust?vel do posto", informou o tenente. As chamas chegaram a cerca de cinco metros de altura e outros bueiros tamb?m pegaram fogo. "O posto foi fechado na noite de quarta e permaneceu assim pela manh? desta quinta, 06 de mar?o, at? a chegada dos t?cnicos da Feam", completa.

Segundo a assessoria da Funda??o Estadual do Meio Ambiente (Feam), a limpeza do po?o subterr?neo do posto foi feita de forma correta, usando a bomba de suc??o. O resultado dessa limpeza ? uma borra preta, considerada normal. Por?m, um pouco de gasolina teria vazado para a superf?cie, o local foi lavado e a ?gua contendo gasolina caiu na rede pluvial, que chegou at? o rio Muria?, localizado a 150 metros do local.

O tenente do Corpo de Bombeiros disse que foram encontrados restos de uma fogueira e ?rvores queimadas na beira do rio. "Formou-se um bols?o de g?s inflam?vel no fim da rede e a fogueira pode ter sido a fonte de igni??o, quando tudo acabou explodindo". Segundo ele, t?cnicos est?o fazendo a limpeza no po?o do posto e os Bombeiros v?o fazer a limpeza de toda a rede pluvial.

Foto do rio Foto do posto

Os t?cnicos da Feam j? visitaram o local e est?o recolhendo amostras da ?gua do rio para saber se foi realmente a gasolina que provocou a explos?o, j? que foi observado por eles que a colora??o do rio n?o estava normal. Segundo a assessoria da funda??o, outro produto, que j? estava na ?gua pode ter provocado o estouro. Amostras da ?gua v?o ser recolhidas diariamente para fazer v?rias an?lises e o resultado s? deve sair em uma semana.

Foto da rua Foto da rua

Ainda segundo a Feam, o posto j? est? funcionando normalmente e n?o h? nenhum risco para a popula??o da cidade. Se for comprovado que o combust?vel tenha provocado a explos?o, o posto deve fazer a limpeza do rio Muria?, atrav?s de barreira de conten??o e da retirada da ?gua contaminada pelo produto.