PJF anuncia altera?es no tr?nsito durante o Carnaval Medida tem objetivo de reduzir o n?mero de acidentes e melhorar o tr?fego no entorno da passarela do samba


Patr?cia Rossini
* Colabora??o
19/02/2009

A Secretaria de Transporte e Tr?nsito (SETTRA) da Prefeitura de Juiz de Fora anunciou, nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, as interven?es que ser?o feitas nas vias dos bairros Mariano Proc?pio e Santa Terezinha durante o Carnaval. Al?m das interdi?es, altera?es de sentido e de circula??o, o transporte coletivo tamb?m ser? afetado.

As principais mudan?as no entorno da Passarela do Samba (veja tabela) come?am a partir das 22h da pr?xima sexta-feira, dia 20, e permanecem at? a quarta-feira de Cinzas, dia 25. Segundo previs?o da SETTRA, o tr?fego ser? normalizado at? 18h do dia 25.

Segundo a chefe do departamento de engenharia de tr?fego da SETTRA/JF, Sheila Menini, as medidas s?o necess?rias para garantir a seguran?a dos foli?es durante o feriado. "Apesar de o n?mero de acidentes estar diminuindo, percebemos um aumento significativo nas ocorr?ncias com v?timas. Por isso, ? preciso fazer as mudan?as no tr?nsito e orientar os motoristas."

Mesmo nos locais de interdi??o total, os agentes de tr?nsito podem ser consultados para libera??o da entrada de moradores. Para orienta??o dos motoristas, 66 agentes de tr?nsito trabalhar?o, em esquema de plant?o, 24h por dia nos pontos de maior circula??o.

Preven??o

De acordo com o supervisor de transporte p?blico da SETTRA, Rog?rio Sim?es Tavares, os condutores dos ?nibus j? est?o orientados a ter aten??o ? velocidade. "Com as ruas mais vazias, ? normal o motorista andar mais r?pido nas vias com pouca circula??o. Por?m, pedimos aos profissionais que fiquem atentos, principalmente ? presen?a de pessoas na pista de rolamento."

O vice-presidente do Conselho Municipal de Seguran?a e Educa??o no Tr?nsito (Comset), M?rio Jacometti, explica que o trabalho de preven??o aos acidentes do Carnaval come?ou em janeiro. "O Carnaval acontece na cidade inteira. Al?m das escolas de samba, temos v?rios blocos, festas particulares e concentra?es em v?rios bairros diferentes. Por isso, temos que contar com o bom senso dos foli?es quanto ao abuso de bebidas alc?licas e ? mistura de bebida e dire??o."

Jacometti afirma que todos os taxistas da cidade foram orientados em rela??o ?s altera?es de tr?fego durante o Carnaval, e faz o apelo: "A melhor pedida ? reunir os amigos e ir de t?xi. Outra op??o segura ? algu?m da turma ficar respons?vel pelo volante e n?o beber", orienta.

Acidentes

O levantamento dos acidentes de tr?nsito resgistrados na cidade entre os anos de 2001 e 2008 durante o Carnaval revela uma situa??o preocupante: apesar da redu??o no n?mero de ocorr?ncias, o n?mero de v?timas ? crescente.

O levantamento apresentado pela PJF mostra que o maior n?mero de ocorr?ncias foi registrado em 2003. Foram 74 acidentes durante o Carnaval, 19 a mais do que no ano passado. Apesar disso, 2008 bateu o recorde no n?mero de v?timas: 40, contra 37 em 2003. Segundo informa?es do secret?rio de transporte e tr?nsito, M?rcio Bastos, n?o h? registro de v?tima fatal. "Como os registros s?o feitos no local do acidente, n?o temos como saber o que acontece com as v?timas depois do socorro."

Ainda de acordo com o levantamento, o hor?rio de pico de acidentes ? entre 16h e 18h. Nos Carnavais de 2001 a 2008, foram registrados 76 acidentes nesse hor?rio.

Transporte coletivo

Algumas linhas de ?nibus ter?o o itiner?rio alterado nos dias de folia. Confira:

  • Via??o Tusmil
  • Os ve?culos que trafegam no sentido bairro-centro n?o sofrer?o altera?es. J? no sentido centro-bairro, o itiner?rio das linhas 511, 512, 514, 516 e 528, que atendem ? regi?o do bairro Borboleta ser?o alterados.

  • Via??o S?o Francisco
  • As linhas 700, 701, 702, 704, 705, 709 e 737, que circulam pela avenida dos Andradas, ter?o o itiner?rio alterado nos dois sentidos.

    No caso dos coletivos que trafegam pela avenida Bar?o do Rio Branco, as mudan?as s?o v?lidas apenas para o sentido Zona Norte - centro.

  • Via??o Santa Luzia
  • Todas as linhas ser?o alteradas no sentido beirro-centro, com exce??o das que passam pela Garganta do Dilermando. O itiner?rio centro-bairro n?o sofrer? altera?es.

  • Via??o Norte
  • O trajeto dos ve?culos 630 e 640, que atendem ? rodovi?ria, ser? modificado apenas no sentido bairro-centro. O mesmo vale para as linhas 604 e 620. As demais linhas da via??o ter?o o itiner?rio alterado nos dois sentidos.

    * Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.