Plano Estrat?gico de Juiz de Fora est? na Internet

Rep?rter Luciana Mendon?a
05/03/99

?Mais um canal de comunica??o com a popula??o est? aberto a partir de agora?. Esta ? a afirma??o do diretor t?cnico do Plano Estrat?gico de Juiz de Fora, Francisco Jos? Gomes, ao ver no ar a home-page do projeto que est? pensando os rumos da cidade no pr?ximo mil?nio. Com o apoio da ArtNet, o site do Plano pode ser conferido no endere?o http://www.acessa.com/planojf.

A home-page apresenta informa?es diversas sobre o andamento das discuss?es, a rela??o das empresas e institui?es consorciadas e colaboradoras, assim como o nome dos participantes dos grupos de discuss?o. O site traz tamb?m os relat?rios dos grupos de diagn?stico. Estes relat?rios descrevem os pontos fortes, pontos fracos e as tend?ncias da cidade.

Os interessados em receber informa?es sobre o desenvolvimento dos trabalhos podem preencher um formul?rio de cadastro. Qualquer pessoa pode encaminhar id?ias ao Comit? Executivo. O e-mail ? planojf@smde.pjf.jfa.mg.gov.br. O telefone de contato ? 690-7164. O endere?o ? Av. Brasil, 2001/5? andar.

Saiba o que ? e como se estrutura o Plano JF

O Plano Estrat?gico de Juiz de Fora come?ou a ser pensado em 1997 e se constitui em um conjunto de a?es articuladas por representantes de diversos segmentos da cidade. O grupo de participantes trabalhou, desde ent?o, na realiza??o do Diagn?stico da Cidade. A partir deste diagn?stico, est?o sendo tra?ados os objetivos e a?es e identificadas as prioridades e projetos do Plano. A dire??o executiva do plano est? a cargo do Secret?rio de Desenvolvimento Econ?mico da Prefeitura Municipal, Jo?o Carlos V?tor Garcia.

O planejamento estrat?gico das cidades ? algo que vem sendo desenvolvido desde os anos 80, nos EUA e Europa. O objetivo principal ? obter o desenvolvimento sustentado das cidades, conciliando crescimento econ?mico com qualidade de vida, a partir do envolvimento e da mobiliza??o de toda comunidade.

O Plano JF ? organizado em tr?s ?rg?os: o Conselho da Cidade (assembl?ia geral), o Conselho Diretor (deliberativo) e o Comit? Executivo (orientado por consultoria especializada). Os trabalhos est?o divididos em quatro fases. As duas primeiras, de organiza??o da coopera??o dos setores e da elabora??o do diagn?stico, j? foram conclu?das. A terceira fase ? a de an?lise de propostas e reda??o do plano. A quarta e ?ltima fase prev? a implementa??o do projeto.

Na atual fase, foram tra?adas cinco linhas estrat?gicas: Cidade Educadora (aprimoramento do setor de educa??o), Cidade Solid?ria (desenvolvimento do setor social), Cidade com Espa?o Urbano Atrativo (requalifica??o do espa?o urbano), Cidade Competitiva (adapta??o das empresas locais aos requisitos da sociedade de informa??o) e Cidade Eficiente (consolida??o da excel?ncia em gest?o p?blica).