"Eu respeito as leis de tr?nsito, eu amo Juiz de Fora" Campanha ? iniciativa de Juiz de Fora e tem como foco especial pedestres e crian?as. A id?ia ? que ela seja realizada em per?odos especiais


Renata Solano
*Colabora??o
19/09/2007

Juiz de Fora incrementa a "Semana Nacional de Tr?nsito" com o lan?amento da campanha: Eu respeito as leis de tr?nsito, eu amo Juiz de Fora. A iniciativa que, segundo a assessoria da Ag?ncia de Gest?o do Transporte e Tr?nsito (Gettran), d? um plus ao evento ? espec?fica do munic?pio e tem como foco especial pedestres e crian?as, por isso foi criado um mascote, o Jefinho (foto abaixo).

Para a Gettran, a harmonia no tr?nsito ? estabelecida pela manuten??o de tr?s pilares: engenharia de tr?nsito, fiscaliza??o e educa??o da sociedade. Al?m disso, o delegado de tr?nsito, Hermes Machado da Fonseca alerta. "? importante conscientizar a popula??o porque ela ? grande respons?vel pelo tr?nsito na cidade".

Por isso a campanha deve ser cont?nua e n?o pontual. Ela ser? refor?ada, principalmente, nos per?odos especiais como ?poca de volta ?s aulas e datas festivas, como Carnaval. A popula??o vai perceber, em seu cotidiano, informa?es sobre a preven??o de acidentes e melhoria no tr?nsito na cidade.

Para isso, a campanha de m?dia ? uma ferramenta utilizada como meio de propaga??o das frases educativas. Faixas distribu?das pela cidade, outdoors, adesivos, r?dio e televis?o trabalham em conjunto para atingir o objetivo da campanha: sensibilizar a popula??o sobre as regras e normas do tr?nsito.

tr?nsito em Juiz de Fora faixa de educa??o no tr?nsito mascote da campanha
Semana Nacional de Tr?nsito

O tema da Semana Nacional de Tr?nsito de 2007 ? "O Jovem e o tr?nsito". Isso porque, de acordo com o anu?rio estat?stico do Registro Nacional de Acidentes e Estat?sticas de Tr?nsito (Renaest), em 2006 o n?mero de v?timas fatais em acidentes de tr?nsito equivale a 26,9% do total.

Alguns especialistas acreditam que as condi?es sociais e emocionais do jovem relacionado ao uso de bebidas e drogas coloca esse p?blico como mais vulner?vel a acidentes de tr?nsito.

A campanha Nacional de Tr?nsito acontece em todo o pa?s no per?odo de 18 a 25 de setembro. Nela, v?o ser trabalhadas informa?es, educa??o e inclus?o da popula??o em atividades relacionadas ? educa??o, responsabilidade e consci?ncia no tr?nsito.

Dicas de seguran?a
  • Verifique sempre o bom estado dos equipamentos obrigat?rios de seu ve?culo, como pneus, far?is, setas, estepe, limpadores de p?ra-brisa e amortecedores
  • Redobre sua aten??o em condi?es adversas como chuva, sol e cerra??o
  • Use cinto de seguran?a e d? passagem aos pedestres aos ve?culos menores
  • Mantenha dist?ncia segura lateral e frontal de outros ve?culos e do meio-fio
  • Pedestre, atravesse sempre nas faixas e obede?a a sinaliza??o
  • Ao dirigir, n?o fa?a uso de bebidas alco?licas

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF