Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 29/01/2016

Dicas para montar um canto de estudos

As férias escolares chegaram ao fim e o início de um outro ciclo de estudos exige um ambiente agradável, para criar uma atmosfera acolhedora e com personalidade. O requisito básico é unir o conforto e a praticidade, em um espaço aconchegante e funcional.

Mesa de estudos

Para criar uma mesa de estudos devemos levar em consideração as dimensões do espaço, a idade do usuário, o tempo de sua permanência no local, seus hobbys, preferências, para analisar o que será melhor. O tipo de graduação em andamento deverá ser observado, seja universitário, ensino médio ou fundamental ou até pós graduando, para ser compatível com quem irá usufruir do ambiente no momento.

A mesa de estudos deverá ser simples e prática, porém diferenciada, com a qualidade de um projeto, que irá atender a todas às necessidades.

Ergonomia

A saúde é fundamental e o conforto ergonômico deverá ser analisado, evitando o desconforto e as lesões que podem acontecer com o corpo humano. As medidas e dimensões da mesa ou bancada, como à altura e largura, precisam estar corretas, assim como as cadeiras.

Dicas: A altura regulável das cadeiras, permite uma postura correta para o uso de notebooks e tablets. Cadeiras com rodízios, facilitam pequenas locomoções, como abrir gavetas, alcançar objetos, atender telefone. A altura mínima da distância de uma mesa ou bancada de trabalho do chão é de 0,75 cm.

Organização

Uma boa mesa de estudos, deverá ser bem definida no quesito organização, o menos é sempre mais, inclusive aqui. Deixe exposto, somente o necessário para ser usado, concentrando todo o tipo de material excessivo em gavetas e nichos de apoio. Desta forma, você aumentará sua capacidade de concentração, segundo análise dos psicólogos de apoio ao ensino. Evite também o acúmulo de canetas e afins, papéis, blocos, revistas, bichinhos de enfeite (sim, muita gente coloca em mesas de estudo), que podem acumular ácaros e bactérias, causando problemas alérgicos e respiratórios.

Tipos de mesas ou bancadas

As mesas deverão ser compostas por materiais resistentes, para não arranhar, marcar ou até desbotar em determinados pontos, principalmente onde estão computadores, que às vezes aquecem. As lâminas que remetem à madeira, de MDF, variando de acordo com a paleta de cores, dos tons de castanho ao preto, preferencialmente fosco, que evitam os reflexos luminicos nocivos, são as recomendadas. Nada impede de usar um tampo de vidro, porém, proteja-o com uma película anti-reflexo.

Dica: Você pode aproveitar a mesa ou bancada que já possui, repaginado com alguma técnica, de acordo com sua preferência.

Nossa sugestão

Com a maioria dos espaços compactos, visando ser usado por qualquer tipo de pessoas, sejam adolescentes, universitários ou até profissionais graduados, nossa mesa ou bancada de estudos, foi projetada em um quarto de solteiro, levando em consideração o custo, benefício, otimização espacial e a satisfação do usuário, agregando o conforto e a praticidade.

A Apolo Móveis, através da designer de interiores e consultora de vendas Elaine Almeida, recebeu nossa equipe, ilustrando a nossa sugestão, com todos os detalhes criados por ela. O protejo do quarto e bancada, é de Diniz Henrique, projetista e consultor de vendas, também da Apolo. Segundo Diniz " 40% de economia no projeto, com materiais mais acessíveis, portas dos armários com sistema de amortecedor, puxadores em alumínio, fundo rígido, iluminação indireta, bancada com revestimento duplo e revisteiro, além de acomodar tudo o que é necessário em um quarto, como a mesinha de cabeceira".

Bancada - 0,75cm x 1,30 m x 0,50cm
Painel - placas em lâminas de madeira, mdf, cor Carbon.
Cadeira - Charles Eames para escritório, couro sintético branco, rodízios em silicone, encosto reclinável, regulagem na altura, em metal cromado.
Cama - solteiro padrão
Objetos e adornos - relógio retrô, livros
Quadro - gravura com moldura em madeira de formato retangular.
Luminária - lâmpada bipin, em metal, preto.
Armário - planejado, na cor off white.
Puff - medida padrão, tecido com estampas, quadrado.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino, registram.

Ficha técnica:

Apolo Móveis : Av. Deusdedith Salgado, 1489 Juiz de Fora, Mg.
Redes Sociais: faceboook.com/móveisapolo
Twitter @moveisapolo
Instagram @moveisapolo
Contato: 32 3236-2555

Agradecimentos:

Adriana Barros ( Diretora Apolo Móveis )
Elaine Almeida
Diniz Henrique


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Dicas para montar um canto de estudos