Quarta-feira, 22 de julhode 2009, atualizada às 19h20

Bairro Industrial recebe dispositivo que previne os incidentes provocados pelas chuvas

Da Redação

Nesta quinta-feira, 23 de julho, a Defesa Civil de Juiz de Fora instalou uma régua hidrométrica no rio Paraibuna, na confluência do córrego Humaitá, que fica na altura da rua Lúcio Bittencour, no bairro Industrial.

A régua tem oito metros de altura e está equipada com sensores blindados. A luz amarela acenderá automaticamente quando o nível da água chegar a 25 centímetros da base da ponte. Na situação em que o nível do rio atingir a ponte, o sensor dispara a luz vermelha e a sirene, alertando os moradores sobre a possibilidade de alagamentos. A equipe da Defesa Civil fez testes no local e orientou os moradores da região sobre o funcionamento e a utilidade do dispositivo.

Segundo informações da assessoria, esse equipamento vai fornecer informações importantes para que a Defesa Civil tome as providências necessárias de maneira rápida e eficaz, evitando os prejuízos para os moradores das áreas que podem ser atingidas por alagamentos.

As réguas estarão associadas aos pluviômetros, dispositivos que fornecem informações sobre o volume de chuva nas diversas regiões da cidade. Atualmente são 21 pluviômetros espalhados pela cidade e ainda serão instalados outros 150, gradativamente.

Com as informações geradas pelas réguas, os técnicos podem analisar a vazão e os reflexos para a cidade e para os municípios da região.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes