Quarta-feira, 22de julho de 2009, atualizada às 15h30

Astransp garante que acordo entre motoristas e empresas de ônibus está sendo cumprido. Sinttro nega a informação

Marinella Souza
Repórter

A Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) garantiu que o acordo proposto pelas empresas e aprovado pelos trabalhadores do transporte coletivo em junho deste ano está sendo cumprido. A assessoria da Anstransp informou que representantes de 90% das empresas garantiram estar cumprindo o acordo e desconsiderou a reclamação do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro). Segundo o presidente do sindicato, Paulo Avezani, algumas empresas não estariam concedendo o acréscimo de R$ 10 do tíquete alimentação.

Avezani quer nova reunião com a diretoria da Astransp, mediada pelo Ministério do Trabalho, até o fim desta semana. "O acordo ainda não foi assinado, temos urgência nessa reunião. Se não for agendada até o fim da semana, vamos tomar providências", diz, não descartando novas paralisações. Segundo o presidente, a categoria não concorda com algumas das determinações impostas pela Astransp e quer que a assinatura aconteça de acordo com o que foi combinado na última reunião entre as partes.

A assessoria da Astransp informou que a questão da assinatura está sendo revista junto ao  Ministério do Trabalho. De acordo com a gerente regional do trabalho em Juiz de Fora, Nila Magalhães, o pedido do Sinttro já entrou no órgão e o agendamento da reunião está sendo protocolado, mas ainda não tem data marcada.

Caso o agendamento não atenda às expectativas da categoria, o Sintrro ameaça tomar as medidas que considera cabíveis. "Vamos fazer uma assembleia para ver se entramos com uma ação na justiça contra as empresas que não estão cumprindo o acordo ou talvez até entremos direto com paralisação. Por enquanto estamos mobilizando a categoria através de boletos informativos", diz.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes