População de Santos Dumont têm dificuldades para tirar carteira de identidade

Por

Segunda-feira, 31 de janeiro de 2011, atualizada às 17h50

Moradores de Santos Dumont têm dificuldades para tirar carteira de identidade

Aline Furtado
Repórter

Com o fim do convênio, no início deste ano, entre a Câmara Municipal de Santos Dumont e a Polícia Civil de Minas Gerais, para a emissão de carteira de identidade e atestado de bons antecedentes, a população tem enfrentado transtornos para ter acesso à documentação.

A parceria possibilitava a emissão de aproximadamente 400 documentos por mês. A Câmara do município cedia dois funcionários para o setor de identificação, mas, segundo a assessoria do Legislativo, o prazo do convênio venceu sem que houvesse manifestação das partes.

Um dos problemas apontados para a renovação é a denúncia de mau atendimento, além do desvio de função. Com isso, a intenção dos representantes do Legislativo é que o setor de identificação passe a funcionar no prédio da Câmara. Contudo, embora exista a intenção de revalidar a parceria, não há nada de concreto para que os serviços voltem a ser oferecidos.

O delegado titular da Comarca de Santos Dumont, Jaci João de Castro, esclarece que a parceria que ocorria desde 2007 era necessária devido ao número reduzido de policiais. Ele informa, ainda, que os procedimentos para renovação da parceria estavam prontos, sendo de responsabilidade do Legislativo a suspensão do convênio.

Quem precisa dos documentos deve se dirigir a Barbacena, que cuida da emissão daquela região. Em Juiz de Fora, não há autorização para emissão de carteiras de identidade e atestados de bons antecedentes para a população de Santos Dumont, por não se tratar da mesma regional.