Sábado, 22 de agosto de 2009, atualizada às 11h34

Comércio de JF fica fechado nesta segunda-feira em comemoração ao Dia do Comerciário

Aline Furtado
Repórter

Na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, será comemorado, na cidade, o Dia do Comerciário. A maioria das lojas estará de portas fechadas.

O presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, Emerson Belloti, esclarece que a data não é definida como feriado do comércio, mas uma folga. "É preciso esclarecer que, por meio de um Acordo Coletivo de Condições Especiais de Trabalho, firmado entre sindicatos, ficou estabelecida uma folga para os trabalhadores do comércio na última segunda-feira do mês de agosto." Com base nisso, é permitido que as lojas estejam abertas, mas o trabalho de funcionários é proibido neste dia.

Nacionalmente, a data é celebrada no dia 30 de outubro. Na cidade, a escolha da última segunda-feira de agosto deve-se ao fato de o mês não conter feriado, além de este período ser considerado fraco em vendas, pelo setor.

As lojas dos shoppings também ficarão fechadas. Supermercados terão funcionamento normal.

Festa adiada

A festa dos comerciários, que acontece anualmente na Sede Campestre dos Comerciários na última segunda-feira de agosto, foi adiada para o mês de setembro, em data a ser confirmada.

A decisão foi tomada com base nas orientações repassadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A(H1N1), devido ao número crescente de casos de gripe suína na cidade.

Semana do Comércio 2009

O Sindicomércio, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, prepara a 10ª Semana do Comércio. O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de setembro.

Um dos destaques da programação é a eleição do empresário, empresária, além da expressão jovem do comércio, que se destacaram no ano de 2009.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes