Sexta-feira, 11 de setembro de 2009, atualizada às 15h54

Patrus Ananias defende pré-candidatura em reunião com militância do PT

Clecius Campos
Repórter

A vinda do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, à cidade, para uma palestra na IX Semana Jurídica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), serviu de pretexto para a defesa de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, diante do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), na noite desta sexta-feira, 11 de setembro, em encontro na Câmara Municipal.

Segundo Ananias, a visita é uma oportunidade para traçar uma linha programática e apresentar o projeto de desenvolvimento para Minas Gerais ao PT municipal. "A Zona da Mata cumpre papel fundamental não só na questão eleitoral, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento. Por isso a vinda é importante." O político afirma ainda que embora seu nome esteja oficialmente posto como pré-candidato ao Executivo mineiro, a prioridade é o Ministério.

Sobre a disputa com o colega de partido Fernando Pimentel, Patrus afirma que a legenda convive com as diferenças e tenta expô-las de forma didática. "É claro que há prioridades e princípios comuns entre os pré-candidatos, como o combate à fome e o desenvolvimento social. No entanto, existem também leituras diversas de como as políticas devem ser tratadas. Nisso consiste a democracia."

A possibilidade de uma candidatura em conjunto não está descartada. "O partido trabalha a perspectiva da unidade de forças políticas e sociais. Para fortalecer um plano, acho importante integrar inclusive outros partidos como o PMDB, a exemplo do que ocorre no governo federal."

Restaurante Popular

Ananias diz não poder adiantar a resposta a ser dada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico sobre o pedido de concessão de aporte adicional de até R$ 500 mil ao contrato de construção do Restaurante Popular de Juiz de Fora. "O que posso garantir é que os esforços do ministério são no sentido de instalar restaurantes em todo o país."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes