Terça-feira, 22 de março de 2011, atualizada às 13h11

Criança em afogamento no rio Paraibuna é resgatada e levada para a Policlínica de Benfica

Victor Machado
*Colaboração

Uma criança de sete anos que se afogava no rio Paraibuna foi resgatada na manhã desta terça-feira, 22 de março. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o menino foi retirado da água e levado para a Policlínica de Benfica, onde aguarda vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A família da vítima é moradora do bairro Ponte Preta, próximo às margens do rio. Os bombeiros informaram que a criança teria entrado na margem do leito, caído e acabado por se afogar. Policiais militares que passavam pela região foram avisados, fizeram o resgate e os primeiros trabalhos para tentar reanimar a vítima. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, encaminhou o menino para a Policlínica de Benfica. Um policial militar foi levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) para receber uma vacina, devido ao contato com a água contaminada.

Resgate em afogamentos

O Corpo de Bombeiros aconselha, em casos semelhantes ao desta terça-feira, que somente pessoas preparadas façam o resgate. Caso não seja possível, deve ser evitado o contato corpo a corpo para que, a pessoa que está resgatando, também não se torne uma vítima. Nesses casos, é aconselhável utilizar objetos para auxiliar no salvamento, como boias, pedaços de madeira e cordas. Um dos perigos apontados pelos bombeiros é que, na ânsia de salvar a vítima, as pessoas, mesmo desconhecendo o local, costumam se jogar na água e podem ser arrastadas pela correnteza ou se afogarem.

Prevenção de acidentes

De acordo com os Bombeiros, as pessoas devem ficar atentas às crianças, quando estiverem próximas às margens de algum rio. A atenção redobrada com as crianças se deve ao fato delas não terem noção do perigo das águas e dos locais onde estão brincando. O que, segundo o Corpo de Bombeiros, pode ter sido a causa do acidente envolvendo o menino, na manhã desta terça-feira. Outra orientação é não entrar em locais desconhecidos, porque, no fundo dos rios, pode haver objetos cortantes, como arame e vidro, além do risco de intoxicação.

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros contra afogamento é nadar sempre em locais com salva-vidas ou em piscinas. É preciso ainda evitar saltar em cachoeiras, rios, lagos, entre outros, já que não é possível ter certeza da profundidade das áreas e do perigo das águas correntes. Também, não se deve entrar na água após ter consumido bebida alcoólica.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken