Sexta-feira, 9 de outubro de 2009, atualizada às 11h

Saiba o que funciona no feriado de 12 de outubro

Pablo Cordeiro
*Colaboração
Confira a programação religiosa:

A segunda-feira, 12 de outubro, é instituída no calendário nacional feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Para o comércio, a data também é significativa, já que é comemorado o Dia da Criança.

Em 1960, empresas de brinquedos definiram a data a fim de homenagear o público infantil e estimular a venda de produtos. A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças.

Confira o que funciona no feriado:

Bancos - As agências bancárias não funcionam no feriado. O expediente normal retorna na terça-feira, 13 de outubro.

Cemig - Todas as agências e postos de atendimento da empresa estarão fechados. No período, pedidos de informação, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitos pelo telefone 116. O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Cesama - As equipes de plantão irão prestar atendimento de urgência e emergência em casos de vazamento ou rompimento de redes de água e de esgoto e de revisão de hidrômetros, pelo telefone 115.

Comércio: Na segunda-feira, o comércio no Centro da cidade não abre. No Shopping Alameda, as lojas estarão abertas das 15h às 21h. No Independência Shopping, as lojas abrem das 13h às 21h. O Santa Cruz Shopping não funciona.

Defesa Civil – O órgão irá manter equipe de plantão para os chamados de urgência e de emergência durante todo o feriado, pelo telefone 199.

Demlurb – A coleta de lixo e a capina serão paralisadas. Já o trabalho de varrição ocorre somente no Centro, das 7h às 11h.

Educação - As escolas e creches da rede municipal e estadual não funcionam.

Funalfa – O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Museu Ferroviário e a Biblioteca Murilo Mendes e a sede da Funalfa estarão fechados.

Hemominas - Não funciona. O atendimento volta na terça, dia 8.

Museu Mariano Procópio - funciona neste sábado, domingo e segunda, das 8h às 18h.

Saúde - As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não terão expediente neste feriado. O Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Policlínica de Benfica, a Unidade Regional Leste e o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira funcionam normalmente, em regime de plantão 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende pelo telefone 192.

Supermercados - Bahamas: A loja do Manoel Honório funciona das 7h às 21h. A unidade São Vicente funciona 24h e as demais até as 14h. Bretas: Hiper Bretas Estrela Sul e Bretas do Exposhop têm expediente até as 22h, a loja Barão de Cataguases, até as 16h e a da Rio Branco funciona até as 14h.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes