Terça-feira, 27 de outubro de 2009, atualizada às 19h

Metade dos beneficiados pelo Bolsa Família não se submeteu à pela avaliação nutricional

Aline Furtado
Repórter

Apenas 50% dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família passaram pela avaliação nutricional em Juiz de Fora. A informação é da coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de Juiz de Fora, Rosilena de Oliveira. Ela destaca que a avaliação é necessária para as famílias receberem o benefício. A cidade tem, atualmente, 15 mil famílias beneficiadas. Deste total, oito mil estão na faixa de zero a sete anos incompletos.

Crianças entre zero e seis anos e onze meses de idade, assim como gestantes, devem ser avaliadas, por meio de medição de altura e pesagem, até a próxima sexta-feira, 30 de outubro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou em postos móveis (ver quadro) montados para atender os moradores de áreas onde não existe UBS de referência. Para serem avaliados, os responsáveis pelas crianças e as gestantes devem apresentar o cartão de vacina, além do cartão do Programa Bolsa Família. 

Rosilena explica que as duas primeiras faltas à avaliação geram advertências. "Apenas na terceira falta o benefício é suspenso até a próxima avaliação." Para ela, não há explicação para a baixa procura, já que o trabalho de divulgação foi grande. "Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Educação para que os pais fossem informados." O município deve cumprir a meta de avaliar 80% dos beneficiados, o que, para ela, não deverá ocorrer. A avaliação nutricional ocorre duas vezes ao ano. A próxima será realizada em fevereiro de 2010.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, desenvolvido pelo governo federal, tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional.

Por meio da avaliação nutricional dos beneficiados pelo programa, é feito o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos, além do pré-natal das gestantes e mulheres em período de amamentação. O Bolsa Família acompanha ainda condições educacionais de crianças e adolescentes de seis a 17 anos assistidos, sendo que até os 15 anos a frequência escolar mínima deve ser de 85%, enquanto os adolescentes entre 16 e 17 anos devem apresentar 75% de aproveitamento escolar.

Postos móveis para avaliação nutricional

PAM Marechal

28/10 (quarta-feira) das 14 às 17h

Atendimento às seguintes áreas: Jardim Glória, Santa Catarina e Democrata

UBS do bairro Nossa Senhora de Lourdes

Até 30/10 (sexta-feira) das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h

Atendimento às seguintes áreas: Aracy e Costa Carvalho

Os textos são revisados por Madalena Fernandes