Terça-feira, 8 de dezembro de 2009, atualizada às 18h

Seminário discute política de prevenção à criminalidade 

Daniele Gruppi
Subeditora

Nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, ocorre o Seminário de Prevenção Social à Criminalidade. Trata-se da segunda edição do evento, que tem como objetivo divulgar a política de prevenção à criminalidade no município. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Segundo o gestor social do Núcleo de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Defesa Social, Flávio Sereno, a ideia é debater os temas que são trabalhados no núcleo, unindo as visões acadêmicas e práticas. "São temáticas que fazem parte da realidade de Juiz de Fora e até mesmo do Brasil, mas que, muitas vezes, não são abordadas. Por isso, a importância do evento", ressalta.

A palestra de abertura, marcada para as 9h, será proferida pela professora Natália Oliveira de Carvalho, mestra em Ciências Criminais e advogada criminalista. Em seguida, será destacado o hip hop na prevenção à criminalidade. Estão na programação o debate sobre a reintegração social dos egressos do sistema prisional e a prevenção ao uso de drogas. As atividades serão realizadas na rua Halfeld, 771.

De acordo com Sereno, os fatores de risco que contribuem para criminalidade na cidade são o uso de drogas e de armas de fogo, além da baixa escolaridade e da baixa qualificação profissional. "Tentamos identificar os fatores de risco que estão presentes na vida de cada indivíduo e minimizá-los, criando fatores de proteção."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes