Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010, atualizada às 17h

Em uma hora, cidade registra 9% do total de chuva esperado para o mês de janeiro

Aline Furtado
Repórter

Em uma hora de chuva, que caiu sobre Juiz de Fora na noite da última quinta-feira, 21 de janeiro, foi registrado o equivalente a 26,2 milímetros, índice que representa 9% do esperado para todo o mês. De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia, Alexandre Gadelha, pancadas de chuvas intensas são esperadas nesta época do ano. "Quando não há presença de frente fria, é normal que haja um aquecimento ao longo do dia, o que, somado à umidade atmosférica, ocasiona chuvas no final da tarde e no início da noite."

A Defesa Civil registrou 24 chamados entre 18h de quinta-feira, dia 21, e 17h desta sexta-feira, dia 22. Deste total, seis chamados foram referentes a escorregamento de talude, três trincas em paredes, três orientações técnicas preventivas e três ameaças de escorregamento de taludes.  As regiões Leste e Sul foram as mais atingidas, contabilizando sete ocorrências cada. A Norte e a Sudeste tiveram, cada, três chamados, e a região central e a Nordeste registraram duas ocorrências, cada uma.

Conforme informações da assessoria de comunicação da Cemig, entre 20h e 22h da última quinta-feira, quando foi registrado o índice mais intenso de chuva, a incidência foi de 17 raios em Juiz de Fora.

Final de semana

De acordo com informações do 5º Distrito de Meteorologia, há alerta de chuva moderada a forte, com possibilidade de rajadas de ventos e trovoadas, para a região de Juiz de Fora no próximo sábado, dia 23. Para domingo, dia 24, também há previsão de chuvas, mas com menor intensidade. As temperaturas devem ficar entre 17º C e 30º C.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes