Bancos Fechados

Por

Bancos fechados Banc?rios realizam paralisa??o de 24 horas e n?o descartam greve por tempo indeterminado

Fernanda Leonel
Rep?rter
26/09/2006

Ter?a-feira, dia 26 de setembro, foi o dia escolhido por banc?rios de v?rias partes do pa?s para uma paralisa??o que chama a aten??o para o n?o rejuste de sal?rio da categoria e tamb?m pelas condi?es de trabalho. Em Juiz de Fora a situa??o n?o ? diferente. V?rias ag?ncias est?o fechadas e aproximadamente 70% dos trabalhadores parados.

A decis?o j? tinha sido tomada h? aproximadamente uma semana, ?poca em que a classe tamb?m paralisou as atividades de um banco da cidade por uma hora (leia a nota que explica a situa??o).

Na noite desta segunda-feira, dia 25 de setembro, uma assembl?ia aconteceu para decidir uma outra quest?o: se essa paralisa??o de 24 horas poderia se transformar em uma greve por tempo indeterminado. Nada ficou definitivamente acertado. Mas a possibilidade de greve ainda est? presente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Banc?rios, Carlos Alberto Nunes, entre os 200 banc?rios presentes, 92% votaram a favor da paralisa??o. Nunes afirmou que o movimento estar? concentrado nas ag?ncias centrais da Caixa Econ?mica Federal, Bradesco, Ita? e Unibanco, podendo atingir tamb?m em alguns bairros. N?o est? descartada a possibilidade de a paralisa??o se estender a outros agentes financeiros.

Uma nova negocia??o com a Federa??o Brasileira de Bancos (Febraban) est? agendada para acontecer nesta quarta-feira, dia 27 de setembro. Os banc?rios reivindicam reposi??o da infla??o do per?do de setembro de 2005 ? agosto de 2006, aumento real de 7,5%, amplia??o da participa??o nos lucros da empresa, isonomia para os afastados, amplia??o do hor?rio de atendimento banc?rio ao p?blico e seguran?a para os clientes e funcion?rios.

Al?m da reuni?o com a Fenabran, os banc?rios devem se reunir na noite desta ter?a-feira para discutir o resultado da paralisa??o e tamb?m quais s?o os novos rumos do movimento. A negocia??o e conversas entre a classe e os ?rg?os representativos j? v?o completar 40 dias.

Situa??o Nacional

A paralisa??o que acontece em Juiz de Fora tamb?m acontece em v?rios outros estados e cidades do Brasil. As a?es fazem parte de movimento nacional, articulado pela Confedera??o Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Em Minas Gerais, por exemplo, a paralisa??o vale tamb?m para outras cidades da Zona da Mata, Divin?polis, Uberaba, Governador Valadares, e para todo o sul do estado. A paralisa??o em Minas ? regional, assim como ? tamb?m nos estados de S?o Paulo, Rio de Janeiro e Paran?.

J? nos estados do Alagoas, Acre, Amap?, Par?, Cear?, Esp?rito Santo, Mato Grosso, Maranh?o, Para?ba, Pernambuco, Piau?, Rio Grande do Norte, Rond?nia, Roraima e no Distrito Federal a decis?o foi un?nime todo o estado, ou seja, todas as cidades aderiram.

Segundo a Ag?ncia Brasil, a Federa??o Nacional dos Bancos (Fenaban) anunciou que adotar? medidas legais para manter as ag?ncias abertas. A federa??o informou, ainda, que contar? com canais alternativos para os clientes, como atendimento telef?nico e caixas eletr?nicos.