Terça-feira, 2 de março de 2010, atualizada às 12h

Excedentes da Guarda Municipal vão se reunir com presidente da Câmara para discutir a contratação dos profissionais

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Um grupo de excedentes da Guarda Municipal encaminhou ao presidente da Casa, o vereador Bruno Siqueira (PMDB), um pedido de uma reunião para discutir a situação da contratação dos aprovados no concurso realizado em 2007 que ainda esperam a convocação pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O encontro vai ocorrer na próxima semana.

Segundo o porta-voz do grupo, José F. Guedes, o número de agentes nas ruas não é proporcional à população da cidade. "Um estudo realizado indica cem guardas para cada cem mil habitantes. Como em Juiz de Fora a população beira os 515 mil, o déficit é alto, já que são apenas 136 guardas na função."

O comparativo entre as regiões próximas à Juiz de Fora aponta esta equiparação entre a Guarda e o número de cidadãos. De acordo com Guedes, em Varginha, o número de habitantes é de 120 mil e os guardas somam uma centena; em Poços de Caldas, são 150 mil habitantes e 110 guardas e e em Mariana são 60 mil habitantes e 140 guardas. "Este é um movimento em prol da segurança da cidade. Juiz de Fora é uma cidade geograficamente localizada entre três capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A população merece melhor segurança."

A Guarda Municipal informou no início de fevereiro que uma segunda turma de 80 a 100 excedentes será convocada ainda neste primeiro semestre, entre junho e julho, para que o curso preparatório seja realizado entre os meses de agosto a dezembro. "Ficamos sabendo, entretanto, que apenas mais 60 agentes seriam convocados para o curso preparatório e há trabalhadores da PJF reclamando da segurança nos locais de trabalho e da depredação de patrimônio público."

No total, 74 mulheres e 359 homens foram aprovados no concurso. Destes, 150 foram chamados para o curso preparatório, restando 283 excedentes. Deste número, 28 desistiram e não prestaram o curso, restando o efetivo de 255. As reuniões do grupo são abertas para a participação de interessados e a próxima será realizada em 15 de março, às 19h30, também na Câmara Municipal.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF