Quinta-feira, 18 de março de 2010, atualizada às 17h20

Ministério do Trabalho normaliza atendimento a partir da segunda-feira

Clecius Campos
Repórter

Os serviços realizados na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora serão normalizados a partir desta segunda-feira, 22 de março. Cerca de 20 funcionários da instituição estão de braços cruzados até esta sexta-feira, 19, impossibilitando a emissão de carteiras de trabalho e a realização de requerimentos de seguro-desemprego.

De acordo com a gerente regional, Nila Magalhães, além dos serviços que estão inteiramente paralisados, o setor de homologação só faz os atendimentos já agendados. O ramo de protocolos funciona com o atendimento exclusivo da chefia e a área responsável por multas e recursos conta com apenas uma funcionária, que não aderiu ao movimento. "Os auditores do trabalho não paralisaram, por isso conseguimos atender a demanda devagar. Quem precisar dos serviços que estão indisponíveis pode procurar a sede do Sine [Sistema Nacional de Empregos]."

A paralisação é de caráter nacional. De acordo com o membro do comando grevista em Juiz de Fora, Rafael Lopes, o objetivo é chamar a atenção do Ministério do Planejamento para a retomada do diálogo com a categoria. "Continuamos lutando pelo plano de carreira específico para os servidores do Ministério do Trabalho e pela melhoria na condição de trabalho. Embora fiscalize o cumprimento de normas de segurança na iniciativa privada, o governo federal não aplica as mesmas normas no serviço publico, como a existência de mesas e cadeiras ergonômicas, por exemplo", critica.

Segundo Lopes, a categoria espera até o dia 6 de abril pela apresentação de proposta que interesse aos servidores. "Se até lá nenhuma posição favorável for colocada na mesa, será deflagrada greve por tempo indeterminado."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes