N?vel do Paraibuna sobe com a chuva Moradores localizados ?s margens do Rio Paraibuna est?o preocupados. ?gua j? come?a a entrar nas resid?ncias


* Da Reda??o
10/01/2007
Clique no ?cone ao lado para ver 40 fotos dos mroadores do bairro Santa Terezinha, localizados pr?ximos ?s margens do Rio Paraibuna

entrevista entrevista

Moradores que vivem ?s margens do Rio Paraibuna, na altura da ponte de Santa Terezinha, amanheceram preocupados com o n?vel do Rio e do c?rrego do bairro, que chegaram a transbordar devido as fortes chuvas da madrugada.

Temendo o pior, os moradores levantaram os m?veis das casas e muitos fizeram barreiras nas entradas da resid?ncia para evitar a entrada das ?guas.

Pessoas que passavam pela ponte nova de Santa Terezinha podiam ver de perto o Rio que, na manh? desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, estava a pouco mais de um metro de invadir a ponte.

O casal Edson Marciano e Maria Aparecida (foto ao lado) que mora no bairro h? 30 anos teve muita preocupa??o durante toda a madrugada. "Em outras vezes, a ?gua chegou a invadir a nossa casa, perdi guarda roupa, estante, mas gra?as a Deus dessa vez n?o entrou.", disse Maria que fez um alerta. "Se continuar essa chuva, vai entrar", completou ela que est? acordada desde uma hora da manh?.

J? Edson teme que ocorra os mesmos problemas quando perdeu seus m?veis em outras ocasi?es. "Das outras vezes a ?gua subiu um metro e perdemos tudo, perdemos portas, piso e entrou cobra, sapo dentro de casa. Dessa vez n?s ficamos tranq?ilos porque a ?gua foi do port?o para fora, mas n?o deixou de nos preocupar. Toda vez que chove d? problema para as pessoas que moram aqui na rua", conta Edson.

Na casa vizinha, a moradora Elizete Andrada (foto), de 69 anos, tamb?m n?o dormiu durante a noite. "Estou desde as nove da noite acordada, quando vi que o Rio come?ava a encher. Ajudei os vizinhos a levantarem todos os m?veis". Moradora do bairro a quase 30 anos, ela j? teve a casa invadida pelas ?guas diversas vezes. "As paredes da casa est?o danificadas, as portas, os arm?rios j? n?o abrem direito pelas constantes chuvas".

O casal Fl?via Zaghetto e Edson Marciano tentou de todo o jeito evitar a entrada da ?gua em casa. Eles colocaram barreira na porta e at? utilizaram uma bomba d`?gua para retirar a ?gua que invadiu a entrada da casa. Com todos os problemas, Fl?via reclamou tamb?m do tr?nsito que continuava a passar em frente a casa trazendo mais preju?zos. "Eles podiam temporariamente alterar o tr?nsito. Os carros, caminh?es est?o passando aqui e acabam jogando mais ?gua, ?gua suja, de c?rrego dentro de casa", reclama.

A moradora Maria de F?tima Vieira n?o conseguiu sair de casa durante ? noite, s? conseguindo na manh? de hoje . "Ficou tudo alagado, n?o conseguimos sair e passamos a noite acordados tomando conta do n?vel da ?gua. Tentamos sair de casa desde madrugada para tirar o carro que dormiu na rua mas n?o conseguimos", disse. Segundo ela, tem sido constante esse problema. "Qualquer chuvinha est? alagando, ainda temos que agradecer porque est?o dragando sempre o rio, se n?o podia ser pior e o pessoal n?o copera", disse referindo aos lixos jogados na rua.

Leia mais:
*R?porteres: Renata Cristina, Fernanda Leonel, S?lvia Zoche. Colabora??o: Guilherme Oliveira e Renato Costa. Edi??o: Ludmila Gusman Designer: Fellipe Elias