Sexta-feira, 19 de março de 2010, atualizada às 13h

Gás tóxico evacua prédio no INSS na Marechal. Atendimento será retomado na segunda

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A manhã desta sexta-feira, 19 de março, foi movimentada na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na rua Marechal Deodoro, 722, no Centro. Por volta das 7h, os funcionários sentiram um cheiro forte no prédio e chamaram os bombeiros. Após análises dos oficiais e de um químico da Defesa Civil, foi constatada a disseminação do gás tóxico sulfídrico. Em altas quantidades de inalação, o gás pode provocar a morte. Duas pessoas foram medicadas e passam bem.

Os bombeiros não precisaram a quantidade exata de pessoas que saíram do prédio, mas, segundo a assessoria do INSS, 125 servidores estariam escalados para o período da manhã e cerca de 300 usuários poderiam estar no prédio. Após diversas buscas com equipamento de oxigênio, por volta das 11h os bombeiros identificaram que o vazamento do gás vinha do sistema de energia alternativa (bateria) de uma agência bancária localizada no térreo da edificação.

Servidores contaram que o cheiro teria sido sentido na noite da última quinta-feira, 18. "Além do mau cheiro, o gás provoca náuseas, tontura e irritação das mucosas. A pessoa que respirou altas quantidades deve procurar um posto médico para fazer uma inalação", explica o químico e gestor ambiental da defesa Civil, Carlos Alberto Doro. Ele diz que o gás é produzido através de uma reação química entre qualquer ácido e um sulfeto.

Gas Inss Gas Inss

Após a identificação da fonte do gás, os bombeiros utilizaram um exaustor para dissipar o produto tóxico e retiraram as baterias que causaram o transtorno. Os equipamentos foram levados para análise. O tempo médio para o gás se dissipar totalmente é de 12h a 24h. "A bateria possui ácido sulfúrico e o contato com a oxidação do chumbo pode ter sido a causa da reação química", antecipa Doro. 

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Zanganelli, afirma que a maior concentração do gás se deu na agência bancária, mas rapidamente se espalhou por todo o prédio. "É normal sermos acionados para estas ações em estabelecimentos químicos ou que tratem deste tipo de material. É incomum em prédios administrativos", ressalta. Foram mobilizadas cinco unidades e 15 homens para a ação.

Sem prejuízo ao usuário

Gas InssDe acordo com a assessoria do INSS, o atendimento está suspenso até a próxima segunda-feira, 22, quando o expediente volta ao normal. Conforme o órgão, os usuários não terão prejuízo. Os agendamentos, como perícia médica, aposentadoria e salário maternidade, serão remarcados. O telefone disponível para tirar dúvidas é o 135.

 

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes