Sexta-feira, 23 de abril de 2010, atualizada às 13h

MGM reabre portas com festa e novos projetos sociais e acadêmicos

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A sede do Movimento Gay de Minas (MGM), localizada na rua São Sebastião, 345, Centro, será reaberta neste sábado, 24 de abril. O estabelecimento, que estava inativo desde dezembro de 2008, passou por uma ampliação. Uma festa irá marcar a abertura oficial e dará boas-vindas ao público GLBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O evento ocorre às 22h.

Em 31 de maio, dia do aniversário de 160 anos de Juiz de Fora, será inaugurada a segunda sede, na rua Getúlio Vargas, 450, sétimo andar, Centro. Segundo o presidente do MGM, Marco Trajano, o local irá funcionar para a captação, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para o público-alvo do MGM.  

Os agendamentos retornam na próxima semana, mas atendimento de forma efetiva só voltará a partir do dia 3 de maio. "Essa semana será de reuniões internas para definir agendamentos, quadro de funcionamento e horários", explica Trajano. A sede irá funcionar das 12h às 22h, de segunda a sexta-feira. O período da manhã é restrito a serviços internos.

Visão na educação nas escolas e público acadêmico

Dois novos projetos com foco na educação de universitários e de professores da rede pública serão postos em prática, tendo a  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) como parceira. O primeiro projeto será a implantação do Instituto MGM de Pesquisas, espaço criado para coletar dados e criar material acadêmico com temas relacionados à homofobia e ao racismo. A segunda iniciativa é voltada para a educação escolar. Os professores receberão capacitação sobre a diversidade no ambiente escolar.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Madalena Fernandes