Quarta-feira, 7 de julho de 2010, atualizada às 18h33

Promotor moverá ações civil e criminal após desentendimento com superintendente da PJF

Clecius Campos
Repórter

O promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio César da Silva, prepara encaminhamento de uma ação criminal contra a superintendente da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF), Sueli Reis. O ato foi motivado após desentendimento com Sueli, ocorrido na última terça-feira, 6 de julho, quando o promotor acusou a superintendente de desacato à autoridade. O processo deverá correr no Juizado Especial (Jesp - antigo Juizado de Pequenas Causas).

"Por ser um crime de menor potencial ofensivo, será tratado no Juizado Especial, que cuida da esfera criminal. Uma ação civil, relativa à questão política, será tratada pela Procuradoria de Justiça. As providências para tal estão sendo tomadas."

Do lado de Sueli Reis, um pedido de salvo conduto — espécie de habeas corpus preventivo — foi impetrado pela Procuradoria do Município, a fim de evitar a possibilidade de prisão da superintendente. Já na noite da última terça-feira, o juiz do Tribunal do Júri, José Armando da Silveira, havia concedido o salvo conduto.

Bota-fora: Prefeito foi convocado

O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB), foi convocado para prestar esclarecimentos sobre o bota-fora do bairro Barreira do Triunfo, na próxima sexta-feira, dia 9. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o chamado oficial da promotoria chegou à administração municipal, porém o porta-voz não adiantou se o chefe do Executivo irá comparecer.

Segundo Silva, Custódio precisa ser ouvido, uma vez que assinou o convênio entre Secretaria de Obras (SO), proprietário da área e representantes dos caçambeiros, para a instalação do bota-fora. O promotor informa que teve resposta do secretário de Governo, Manoel Barbosa, de que Custódio estaria viajando, com retorno à cidade marcado para esta quinta-feira, 8. "Só a partir daí terei uma resposta se o prefeito comparecerá ou não. Em caso negativo, iremos marcar nova audiência."