Quarta-feira, 14 de julho de 2010, atualizada às 11h

Exposição de carros antigos deve atrair 15 mil visitantes para Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Raridades, réplicas de carros famosos, modelos exclusivos e veículos que marcaram época serão expostos no 9º Encontro de Automóveis Antigos de Juiz de Fora, marcado para os dias 17 e 18 de julho. Cerca de 400 automóveis estarão expostos, desde carros da década de 1920 até coleções específicas e veículos fora de série. O encontro acontece das 8h às 18h, no pátio de um supermercado na avenida Rio Branco 5001. A entrada é gratuita.

Um dos organizadores e membro da Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora (AVA-JF), Jorge Levi Mendes, conhecido por Borboleta, espera que cerca de 15 mil pessoas circulem durante os dois dias de encontro. "Nosso evento é para toda a família. Temos um cadastro de mais de 1.600 expositores e muitos vêm todo ano. Ano passado, um dos carros que chamaram muita atenção foi uma réplica do LeSabre, de um colecionador de Três Rios", ressalta. Para os interessados em levar seu carro antigo, as inscrições são feitas durante a realização do evento, mediante a doação de cinco quilos de alimentos.

Borboleta acrescenta que, além de Minas Gerais, grande parte dos expositores vêm de São Paulo e do Rio de Janeiro. "No ano passado, tivemos representantes de 47 cidades do Rio." No evento de 2009, entre os automóveis que marcaram presença, estavam o Volkswagen Fusca 1963 (foto à esquerda), mais lembrado pelo nome de Herbie e astro de uma série de filmes para o cinema. Além desse, o Ford Mustang (foto ao meio), clássico da década de 60, e o MP Lafer (foto à direita), de 1974. A exposição de carros antigos será realizada na avenida Rio Branco, 5.001.

Carros antigos Carros antigos Carros antigos
Ajuda

Paralela à exposição, a AVA-JF também irá redistribuir o lucro obtido com as vendas da praça de alimentação, além dos alimentos doados no ato das inscrições, a entidades beneficentes. Os alimentos arrecadados entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juiz de Fora, já a renda da praça de alimentação será em benefício do Instituto Bruno e à  Associação Beneficente dosl Amigos do Noivo (ABAN). Além disso, a AVA-JF pretende arrecadar agasalhos, os quais serão doados à Sociedade São Vicente de Paula.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF