Terça-feira, 26 de outubro de 2010, atualizada às 16h50

Frente fria traz chuva para Juiz de Fora e região

Aline Furtado
Repórter
Tempo

Uma frente fria que está sobre Minas Gerais é a responsável pela chuva que caiu sobre Juiz de Fora na madrugada e na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, além de ter provocado a queda da temperatura.

De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Cleber Souza, foram registrados 32 milímetros de chuva sobre a cidade nas últimas 24 horas. Já a média dos pluviômetros instalados em Juiz de Fora apontam para 38 milímetros de chuva entre a tarde da última segunda-feira, dia 25, e a manhã desta terça-feira.

"A expectativa é de que a temperatura volte a subir, já que o sol reaparece na próxima quarta-feira, dia 27. Contudo, há possibilidade de chuvas fracas no período da tarde", explica Souza. A temperatura nesta quarta-feira deve ficar entre 12º C e 14º C, a mínima, e 25º C e 27º C, a máxima. O meteorologista afirma que a previsão é de retorno das chuvas no próximo domingo, dia 31, quando uma nova frente fria se aproxima da região.

Ocorrências

Segundo informações da assessoria da Defesa Civil, foram registradas 13 ocorrências entre as 18h da última segunda-feira, 25, até as 17h desta terça-feira, 26. Deste total, quatro foram na região Nordeste, três na região Sudeste, duas na Leste, duas no Centro, uma na Sul e uma na Norte (ver mapas).

Das 13 ocorrências, dez foram orientações técnicas preventivas, uma visita a uma casa que estava sendo construída sem orientação técnica, uma ameaça de queda de árvore, além do alagamento de uma capela localizada no bairro Costa Carvalho.

Neste último caso, o sistema de captação de águas pluviais não deu vazão, o que provocou o alagamento do prédio. A água chegou a uma altura de 70 centímetros. De acordo com informações da Defesa Civil, técnicos do órgão estiveram no local e constataram não haver riscos para a estrutura do imóvel. Entretanto, apontaram que é preciso observar o possível surgimento de trincas e rachaduras, durante dois meses.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken