Segunda-feira, 23 de abril de 2012, atualizada às 18h23

Servidores técnico-administrativos da UFJF vão paralisar atividades por 24 horas

Jorge Júnior
Repórter
Foto: Divulgação UFJF

Cerca de 85 trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovaram, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira, 23 de abril, durante assembleia geral dos trabalhadores, a paralisação das atividades por 24 horas nesta quarta-feira, 25, Dia Nacional de Luta do Servidor Público Federal.

Com a decisão, o Restaurante Universitário, as bibliotecas, a Central de Atendimento, as secretarias, as coordenações e os laboratórios que dependem das atividades dos técnico-administrativos em educação não funcionarão. Os veículos da universidade também não circulam (apenas ambulâncias e essenciais da segurança).

Os técnico-administrativos em educação organizam um ato no campus universitário, que contará com a participação da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes/JF), já que os docentes também paralisam atividades nesta quarta, e do Diretório Central dos Estudantes. A concentração para o ato será às 8h, em frente à sede da Apes no campus da UFJF.

O Dia Nacional de Luta faz parte do calendário da campanha salarial unificada no serviço público federal e contra a precarização dos setores. Os trabalhadores querem pressionar o governo, já que encontram dificuldades em avançar nas reuniões, que estão acontecendo junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. "Resolvemos fazer este manifesto durante um congresso da federação da categoria realizado em Poços de Caldas. Na verdade, é um plano de luta da classe, já que nem no primeiro e nem no segundo ano de governo Dilma recebemos o reajuste", diz o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Paulo Dimas de Castro.

Ainda segundo Castro, caso as negociações não avancem depois desta reivindicação, os servidores não descartam a possibilidade de deflagrarem greve a partir de junho.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - T?cnico-administrativos da UFJF paralisam atividades por 24 horas