Quinta-feira, 4 de novembro de 2010, atualizada às 18h40

Reunião define plano de contingência para período chuvoso e apresenta mapeamento de áreas de risco de Viçosa

Aline Furtado
Repórter

Durante reunião realizada na Câmara Municipal de Viçosa nesta quinta-feira, 4 de novembro, foi traçado um plano de contingência para o período chuvoso. De acordo com o secretário de Obras, Edson Bhering, a intenção foi definir ações para diferentes secretarias da Prefeitura, além do formalizar a necessidade de apoio por parte do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

"Nosso objetivo é estar preparado, já que as previsões apontam para tempestades fortes atingindo a Zona da Mata." Bhering lembra que Viçosa tem topografia acidentada, sendo composta por muitos morros. "Isso faz com que os principais problemas registrados sejam relacionados a ameaças de deslizamentos de terras, provocados por ocupações irregulares, e não a enchentes."

No período entre 2008 e 2010, a Defesa Civil de Viçosa notificou 116 famílias durante períodos de chuvas. Destas, três ficaram desabrigadas devido à queda de encostas. Entre os bairros considerados mais críticos estão Nova Era, Fátima, Sagrada Família, Bom Jesus e Cachoeirinha.

Para prestar atendimentos às famílias em situação de risco, no caso de acidentes, estão previstas ações, como a transformação de escolas da rede municipal em abrigos e a disponibilização de veículos e equipes, que ficarão responsáveis pelos atendimentos. "No caso de emergência, pretendemos fazer das escolas alojamentos, permitindo que as famílias estejam próximas a suas residências. Com relação à Secretaria de Obras, estarão disponíveis dois caminhões, uma pá carregadeira, uma patrol, uma retroescavadeira, além de vinte homens."

Além disso, as ações envolvem a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ação Social. A primeira deverá ficar responsável por disponibilizar duas ambulâncias, motoristas, medicamentos, além de médicos e enfermeiros, para atenderem, em esquema de plantão, aos atingidos pelas chuvas. "Já a Ação Social fará o cadastramento de famílias que receberão alimentos a serem doados pela Prefeitura."

Fração do Corpo de Bombeiros

Atualmente, a cidade de Viçosa é atendida pela 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Ubá. Entretanto, conforme convênio entre a Prefeitura e a instituição militar, assinado nesta semana, será construída uma fração do Corpo de Bombeiros na cidade.

O próximo passo é a realização de uma reunião com autoridades, em Belo Horizonte, para solicitação de início imediato da construção. A área onde será construída a sede da fração será doada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem um total de dois mil metros quadrados.

O estudo que verificou o impacto ambiental do local já foi finalizado, contudo, há impedimento de construção devido a uma rede de alta tensão que passa pela área, o que deverá ser solucionado junto à concessionária de energia elétrica. A previsão é de que a fração abrigue entre 20 e 30 militares.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken