Audiência pública discute indenização aos moradores do Santa Tereza e reunião vai ser marcada com o Executivo na próxima semana

Por

Quinta-feira, 29 de maio de 2008, atualizada ?s 17h06

Audi?ncia p?blica discute indeniza??o aos moradores do Santa Tereza e reuni?o vai ser marcada com o Executivo



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os moradores que tiveram suas casas demolidas no bairro Santa Tereza se emocionaram na tarde desta quinta-feira, 29 de maio, no plen?rio da C?mara Municipal durante audi?ncia p?blica. Eles compareceram para acompanhar de perto a discuss?o que pode a modificar a lei 11.509, que prev? a destina??o da verba referente ao leil?o de 25 terrenos da Prefeitura para a constru??o do hospital da Zona Norte.

Os moradores se queixaram da dificuldade em agendar uma reuni?o com o chefe do Executivo e, como resposta, obtiveram a promessa, por parte da secret?ria de Governo e Articula??o Institucional, Maria Luiza de Oliveira Moraes, de que uma reuni?o vai ser marcada na pr?xima semana. Sobre a altera??o da lei, vereador Jos? S?ter Figueir?a pediu uma reuni?o, em car?ter de urg?ncia para que a altera??o seja votada.

Com isso, parte da verba da venda dos terrenos ser? utilizada para a indeniza??o aos moradores que perderam suas casas. Por?m, eles cobram outras formas de indeniza??o, j? que o leil?o para a venda dos terrenos, n?o obteve venda expressiva: apenas um lote foi arrematado na ocasi?o. "A prefeitura tem outros meios para pagar a indeniza??o. N?o quero depender de lote. Promessa ? d?vida", cobra a moradora Ana Maria do Carmo.

S?nia Maria Nunes de Castro pediu em nome dos pais, j? idosos. "Minha m?e est? doente e espero que ela possa ver o canto dela. Eles sa?ram com a roupa do corpo e disseram que iam derrubar a casa para n?o colocar outras em risco". O pai de S?nia, Gon?alves Ribeiro Nunes, disse que n?o quer continuar vivendo de favor na casa da filha e se emocionou quando o v?deo do antes e depois do local foi exibido.

O presidente da Associa??o dos Propriet?rios e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura, Reinaldo Recepute Freesz disse que a inten??o do v?deo ? mostrar como est? a situa??o do bairro e como as coisas aconteceram. "Tem muita gente aqui que n?o conhece a realidade de perto". Ele concorda que as imagens s?o fortes. "Para mim, ? dif?cil assistir a essas imagens, foi duro o que aconteceu l?".

Freesz aproveitou a oportunidade para cobrar do Executivo a?es que ainda precisam ser realizadas, no local. "Tem gente vivendo a quatro metros do abismo. E quando as chuvas come?arem? Algu?m j? pensou nisso? Obras precisam ser feitas l?".

Enquanto os moradores do Santa Tereza pedem a mudan?a na lei 11.509 e cobram outras formas de indeniza??o, os moradores da Zona Norte cobram a constru??o do hospital e lamentam a mudan?a na lei. A luta acontece h? 20 anos e, para o presidente da associa??o de moradores do Cidade do Sol, Ademir Bernardo, a administra??o est? fazendo promessas como j? fez para os moradores daquela regi?o. "N?o acreditem em promessas vazias", disse. Ele tamb?m cobrou respeito aos moradores que tiveram as casas demolidas.

Outras alternativas

O vereador Fl?vio Cheker tamb?m cobrou da administra??o uma outra alternativa, caso a venda dos lotes n?o seja expressiva. Para Isauro Calais, uma comiss?o deve ser formada para atuar diretamente em Belo Horizonte e Bras?lia e Eduardo Novy sugeriu que verba do Fundo Municipal de Habita??o seja utilizada para os pagamentos.

Figueir?a diz ser poss?vel que a Prefeitura assegure recursos para a constru??o do hospital e para a indeniza??o, independente da realiza??o do leil?o. "De todo o or?amento da Prefeitura, 2% seria suficiente para cumprir as duas promessas", ressalta. Para Francisco Canalli, o hospital ? uma promessa antiga, mas a situa??o dos moradores do Santa Tereza ? emergencial. "Eles n?o t?m que ficar esperando o bom resultado de um leil?o".