Ex?rcito homenageia ex-combatentes na Praça do Riachuelo

Por

Ex?rcito homenageia ex-combatentes na Pra?a do Riachuelo

Exército homenageia ex-combatentes na Praça do Riachuelo

Dia 8 de maio marca a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
8/05/2014

Oficiais da 4º Brigada de Infantaria Leve de Montanha celebraram na manhã desta quinta-feira, 8 de maio, o Dia da Vitória, que marca a derrota nazi-fascista na Segunda Guerra Mundial. Na oportunidade, foram  homenageados os veteranos e ex-combatentes que representaram o país entre os Aliados, países que apoiaram Estados Unidos e Reino Unido contra a Alemanha. A solenidade foi realizada na Praça do Riachuelo, no Centro de Juiz de Fora.

Aos 25 anos, José Lopes de Oliveira servia ao 12º batalhão à época e foi enviado para a Itália, onde permaneceu entre 1944 e 1946. "Foi um período muito triste, a gente via muita gente morrer: tantos os amigos, quanto os adversários. Víamos passar sacos de gente morta. Hoje tenho 96 anos e vivo sempre lembrando dos colegas que lá ficaram. A gente teve a felicidade de voltar, mas seria maior se todos voltassem", relembra.

O comandante do Colégio Militar de Juiz de Fora, Coronel Roberto Carlos Bento da Paixão, explica a importância da data para a corporação. "Essa solenidade é o reconhecimento dos pracinhas, que serviram ao Exército Brasileiro, muitos deles deram suas vidas em prol dos ideais de democracia. Foram enviados à época aproximadamente 25 mil homens e cerca de 500 morreram durante a Guerra. É preciso homenagear a todos eles, preservando a sua memória", explica.