Terça-feira, 1º de fevereiro de 2011, atualizada às 14h50

Desenvolvimento, saúde e assistência social são prioridades para legisladores juiz-foranos empossados

Clecius Campos
Repórter
Foto de Canalli assinando termo de posse

A posse de três políticos juiz-foranos, nas três esferas do Poder Legislativo nacional, vem com promessas de luta pelo desenvolvimento econômico, pela saúde, por projetos de cunho social e pela transparência em Juiz de Fora e na Zona da Mata mineira. Tanto a Câmara Federal quanto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Juiz de Fora empossaram juiz-foranos em cerimônias ocorridas nesta terça-feira, 1º de fevereiro.

O deputado federal Júlio Delgado (PSB), reeleito nas eleições de 2010, diz estar entusiasmado com a renovação do mandato. "Vamos priorizar a luta por consolidar o desenvolvimento econômico de Juiz de Fora, somando iniciativas. Temos que unir forças políticas, sociais e empresariais para conseguir alavancar a economia da cidade e da Zona da Mata, seja por meio de leis de incentivo, seja buscando novos recursos orçamentários."

Assumindo sua cadeira na ALMG, Bruno Siqueira (PMDB) afirma que a retomada do desenvolvimento será uma de suas metas no que chama de "defesa da Zona da Mata e de Juiz de Fora". "A cidade passa por um período de estagnação há alguns anos. Vamos tentar reverter a situação, defendendo a causa da equiparação com o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] do estado de Rio de Janeiro. Perdemos muitas empresas para as cidades limítrofes, mas não só queremos que os empreendimentos retornem, como trazer novos."

Siqueira afirma ainda que lutará por melhorias na saúde de Juiz de Fora, que, na opinião do deputado, sofreu um declínio de qualidade no último ano. "Acredito que as obras que se iniciam, trazendo novos equipamentos, podem ajudar a solucionar o problema. A intenção é garantir que as obras sejam aceleradas, cobrando a liberação das verbas estaduais." Siqueira pretende, ainda, editar propostas de leis pela transparência dos atos do legislativo e do executivo estadual.

O vereador empossado nesta terça-feira, 1º, Francisco Canalli (PMDB - foto acima), afirma que apresentará projetos de leis que tenham cunho social. "A partir do início dos trabalhos do segundo período do Legislativo, vou entrar com proposições nesse sentido. Há um grande número de famílias vivendo em situações complicadas em Juiz de Fora. A Câmara tem que acompanhar isso de perto e tentar interferir na condição dessas pessoas." A saúde e a fiscalização dos atos do Executivo também foram citadas por Canalli como prioridades de seu mandato.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken