Quarta-feira, 11 de maio de 2011, atualizada às 18h20

Policiais e bombeiros militares realizam assembleia por piso de R$ 4 mil para iniciantes. Greve não está descartada

Aline Furtado
Repórter
Manifestação policiais e bombeiros militares

Policiais e bombeiros militares de Minas Gerais realizaram, na tarde desta quarta-feira, 11 de maio, passeata e assembleia em Belo Horizonte. "Por meio desses atos, pretendemos chamar a atenção do Governo para o descaso com o qual vem sendo tratada a nossa categoria", destaca o diretor regional Juiz de Fora da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-PM/BM), sargento Devanir Pereira.

Segundo o militar, o salário da categoria vem sofrendo perdas ao longo dos anos. "Em 2003, nosso salário era o terceiro maior do país. Hoje, a remuneração dos policiais e bombeiros mineiros ocupa a 12ª posição do ranking de salários." Com isso, a classe luta pelo estabelecimento de piso salarial equivalente a R$ 4 mil para iniciantes.

Durante a assembleia desta tarde, policiais militares e bombeiros deram continuidade às discussões a respeito da pauta de reivindicações da campanha salarial 2011. "Não votamos greve, mas ela não está descartada, afinal, nossa pauta foi entregue ao Governo no dia 13 de abril e, até agora, não tivemos retorno." O próximo encontro da categoria com administração estadual está marcado para o dia 25 de maio.

Outra reivindicação dos militares é o pagamento do abono compensatório ao bônus de produtividade para os militares da reserva, reformados e pensionistas. "Atualmente apenas os militares na ativa recebem o abono", esclarece Pereira.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken