Sexta-feira, 8 de julho de 2011, atualizada às 19h22

Dois suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes em precatórios são presos nesta sexta-feira em JF

Jorge Júnior
Repórter
policia_federal

Nesta sexta-feira, 8 de julho, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de prisão contra mais um suspeito de atuar no esquema para receber precatórios de forma fraudulenta. A ação ocorreu em Juiz de Fora, por volta das 6h. Segundo o delegado regional da PF, Cláudio Nogueira, o indivíduo integra a quadrilha que cometia crimes de precatórios. O esquema foi desarticulado há um ano atrás.

Outro acusado que foi preso nesta quinta, foi um gerente da Caixa Econômica da região, que possivelmente estaria facilitando o crime. Os suspeitos foram presos por meio da Operação Pluto, a mesma que investigou a possível participação do ex-vereador Vicente de Paula Oliveira, o Vicentão.

"Os saques precatórios que estavam acontecendo na cidade continuaram, mas desta vez nas cidades de Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Três Rios, Valença, Vassouras e Manoel Duarte, distrito de Rio das Flores", afirma a delegada Gisele Rezende.

Mais dois foram presos

Outros dois suspeitos foram presos em flagrante na cidade de Três Rios, no mês de maio, quando os cidadãos tentavam receber um precatório no valor de R$ 246 mil, que seriam transferidos para uma conta num banco privado. "A quantia refere-se a valores de ações que ficam na Justiça por longos anos e, na maioria dos casos, os beneficiários já morreram ou não sabem da existência do dinheiro", explica Nogueira.

Ainda, segundo Nogueira o grupo, formado por 12 pessoas, deve ter sacado uma quantia de R$ 5 milhões. "Eles vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsidade documental, estelionato qualificado e quebra de dados sigilosos", diz Gisele.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!