Sexta-feira, 30 de setembro de 2011, atualizada às 19h05

Homenagens a Nossa Senhora Aparecida começam na próxima semana

Da Redação
padroeira

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida começam a celebrar a padroeira do Brasil na próxima semana. Nesta segunda-feira, 3 de outubro, às 19h, a igreja inicia a novena festiva.

Durante nove dias, os fiéis vão se reunir para pedir a proteção da santa e prestar seus agradecimentos. A novena será realizada nas missas e, a cada celebração, um tema referente à Nossa Senhora será refletido e rezado (vide programação abaixo).

O destaque da novena são as homenagens. Um altar especial será montado para a padroeira e a Catedral Metropolitana convida os participantes para trazerem flores a serem ofertadas simbolicamente à Nossa Senhora durante as celebrações. Os devotos poderão doar ainda alimentos não-perecíveis em todos os dias. As ofertas vão ser destinadas ao SOS Cristão, da Catedral, grupo que assiste mais de 150 famílias mensalmente, com doações de cestas básicas.

No dia de Nossa Senhora Aparecida

No feriado, 12 de outubro, quarta-feira, os horários das missas serão os mesmos dos de domingo: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 18h e 19h30. O destaque da festividade fica para a tradicional motociata, com a participação de motociclistas de toda a cidade. A concentração dos condutores será a partir das 9h, no Bom Pastor. De lá, eles percorrem a avenida Rio Branco até o bairro Manoel Honório, retornando para a Catedral. Na chegada, serão acolhidos pelo arcebispo dom Gil Antônio e vão receber uma bênção especial, além de participar da missa presidida por ele, às 11h30.

História de Nossa Senhora Aparecida

Em 1717, os pescadores Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves foram pescar no Rio Paraíba (Aparecida - SP). Já desanimados, sem conseguir sucesso, lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça. Logo em seguida, conseguiram pegar a parte que faltava. E, na terceira vez, pescaram inúmeros peixes. A vila, então, construiu um oratório, onde todos se reuniam para agradecerem e rezarem pela intercessão da santa.

Com o passar do tempo e aumento dos devotos da "Senhora de cor negra", foi preciso construir um grande templo, inaugurado em 1888. Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil. Vinte anos depois, foram iniciadas as obras da construção da nova Basílica, que foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, em sua visita ao Brasil.

Programação da Festa na Catedral – Novena
  • 3 de outubro (segunda-feira)

19h - Abertura da Novena, como o tema "Maria: coração dedicado ao amor!"

  • 4 de outubro (terça-feira)

19h – Segundo dia da Novena, com o tema "Maria: coração transbordante de paz!"

  • 5 de outubro (quarta-feira)

19h – Terceiro dia da Novena, com o tema: "Maria: coração solidário e servidor!"

  • 6 de outubro (quinta-feira)

19h – Quarto dia da Novena, com o tema: "Maria: coração consolador dos aflitos!"

  • 7 de outubro (sexta-feira)

19h – Quinto dia da Novena, com o tema: "Maria: coração educador da fé!"

  • 8 de outubro (sábado)

17h – Sexto dia da Novena, com o tema: "Maria, coração acolhedor da Palavra!"

  • 9 de outubro (domingo)

19h30 – Sétimo dia da Novena, com o tema: "Maria: coração proclamador da misericórdia!"

  • 10 de outubro (segunda-feira)

19h – Oitavo dia da Novena, com o tema: "Maria: coração inspirador da missão!"

  • 11 de outubro (terça-feira)

19h – Encerramento da Novena, com o tema "Maria: coração gerador da vida!"

  • 12 de outubro (quarta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida

7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 18h e 19h30 – Missas