Terça-feira, 11 de outubro de 2011, atualizada às 18h15

Juiz de Fora terá primeira paróquia do país dedicada a João Paulo II

Da Redação
Foto de fachada de igreja

A cidade de Juiz de Fora terá a primeira paróquia do país dedicada ao beato João Paulo II. A igreja recebeu resposta positiva da Congregação Sobre o Culto Divino e Disciplina de Sacramentos, instância do Vaticano que cuida dos processos de concessão de nome no dia 1º de julho. A nova paróquia será inaugurada no dia 22 de outubro, na sede provisória, localizada no bairro Nova Era.

De acordo com as normas da Igreja Católica, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar uma festa específica, apenas aquela que o tem como padroeiro. Assim, a expectativa é de que o olhar de todo o Brasil vai se voltar para a cidade.

Para celebrar a inauguração da paróquia, uma semana de festa está sendo organizada pela Arquidiocese de Juiz de Fora. A comemoração tem início com a Semana de Oração pela Paz, no dia 16 de outubro. Durante seis dias, sempre às 19h30, os fiéis viverão momentos de reflexão e oração presididos por sacerdotes arquidiocesanos.

No dia 22 de outubro, a festa começa às 17h com procissão pelas ruas do bairro Nova Era. Na chegada, tem missa às 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que vai oficializar a criação da Paróquia Beato João Paulo II. A comunidade surgiu da divisão do território atual da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Santa Cruz. A sede da nova paróquia fica na matriz Nossa Senhora Aparecida. Posteriormente vai ser construída uma nova sede. O território abrange também as comunidades: Sagrado Coração de Jesus (Jardim dos Alfineiros), Santa Lúcia Filippini (Santa Lúcia), Santo Antônio (Nova Era II), Santa Ângela (Jardim Santa Isabel) e São Vicente (Nova Era).

João Paulo II

João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro. No dia 13 de maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual papa assinou o decreto que reconhece as "virtudes heroicas" de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.

João Paulo II foi beatificado no dia 1º de maio, domingo da Divina Misericórdia. A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera de tal festa. Após a sua beatificação, Wojtyla terá sua memória celebrada na diocese de Roma e nas dioceses da Polônia no dia 22 de outubro, dia em que inaugurou seu pontificado, em 1978.

Ser proclamado beato é o terceiro passo no caminho da canonização. O primeiro é Servo de Deus, o segundo venerável, o terceiro beato e o quarto, santo. Para ser santo é necessário comprovar intervenção em dois milagres.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken