Terça-feira, 22 de novembro de 2011, atualizada às 18h25

Trabalhadores da Cemig paralisam atividades e não descartam possibilidade de greve

Aline Furtado
Repórter
Castelinho da Cemig

Cerca de 150 trabalhadores da Cemig de Juiz de Fora, entre eletricistas, técnicos e administrativos, paralisaram as atividades nesta terça-feira, 22 de novembro. A previsão é que o movimento continue até esta quarta-feira, dia 23, quando completa 48 horas. A paralisação foi aprovada durante votação realizada em assembleia da categoria, na última segunda-feira, dia 21.

Os trabalhadores protestam contra a falta de negociação do governo e não descartam a possibilidade de greve. "A paralisação é uma forma de advertir, chamar a atenção da empresa para a necessidade de negociação. No caso da Cemig não se manifestar no prazo de 72 horas, podemos entrar em greve", destaca o presidente do Sindicato dos Eletricitários de Juiz de Fora, José Emanuel Esteves de Oliveira.

Segundo ele, já foram realizadas, sem êxito, dez rodadas de negociação. "Na mais recente, a empresa apenas apresentou e não discutiu nenhum ponto das reivindicações." A categoria busca a reposição da inflação, 5% de ganho real, realização de concursos e participação igualitária nos lucros. "Lutamos por uma proposta de participação linear. A proposta da empresa foi de 2,9 salários para os trabalhadores e seis salários para os gerentes."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken