Bejani recebe mesmo tratamento que outros presos Resposta ao pedido de liberdade provis?ria pode sair em cinco dias



Priscila Magalh?es
Rep?rter
15/04/2008

O prefeito Alberto Bejani ainda est? na enfermaria da Penitenci?ria N?lson Hungria, em Contagem. Por?m, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) n?o informou seu quadro cl?nico por n?o ter acesso aos relat?rios.

A assessoria tamb?m informou que o prefeito est? seguindo o procedimento operacional da penitenci?ria. Ele est? recebendo o mesmo tratamento que os outros presos e est? uniformizado. Mas est? preso no pavilh?o da Pol?cia Federal. Um dos advogados de Bejani, Winston Jones Paiva, n?o confirmou nenhuma das informa?es.

Sobre o estado de sa?de, disse que tudo est? normal. "Ningu?m vai morrer por causa disso. A preocupa??o do prefeito ? com a fam?lia, por causa da forma como a PF cumpriu o mandado de busca e apreens?o". Sobre o uniforme, Winston disse que n?o sabe dizer se Bejani est? usando. "Existe uma regra, mas ? excesso de burocracia. Pode ser que ele esteja usando". O advogado alega que a pris?o preventiva n?o foi decretada contra o prefeito, por isso n?o ? necess?rio que ele raspe a cabe?a. "Se isso acontecer, ele pode entrar com pedido de les?o corporal", completa.

Em liberdade

Ainda segundo Winston, provid?ncias para conseguir a liberdade de Bejani foram tomadas e o pedido de liberdade provis?ria foi encaminhado ? procuradoria. "Em at? cinco dias vamos ter uma resposta". Segundo ele, o advogado Marcelo Leonardo encaminhou um pedido de liberdade provis?ria ao Tribunal de Justi?a de Minas (TJMG), protocolado, de forma enganosa, como habeas corpus. O pedido foi negado nesta segunda-feira, 14 de abril, por insufici?ncia de provas.

Bejani ainda est? preso por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, j? que os outros presos na Opera??o Pas?rgada foram liberados. "A pistola 9 mm encontrada na casa do Prefeito, durante o mandado de busca e apreens?o ? de uso restrito a alguns grupos", explica o advogado Alessandro Moraes Braga. O artigo 21 do Estatuto do Desarmamento, de maio de 2007, prev? que cabe liberdade provis?ria na posse desse tipo de arma.

Como a pris?o tempor?ria do Prefeito, cumprida em fun??o da Opera??o Pas?rgada, j? acabou, Alessandro diz que ele est? cumprindo o flagrante sobre a posse de armas de uso restrito. "Ele foi interrogado, na cidade, por causa dessa arma e levado para Belo Horizonte. Isso n?o aconteceu com os outros envolvidos, que foram direto para a capital", esclarece.

O advogado diz que as regras da Penitenci?ria s?o r?gidas e elas tamb?m devem ser obedecidas por ele. "Os presos t?m que usar o uniforme e raspar a cabe?a". Por?m, explica que, apesar de ele estar na penitenci?ria, est? no centro de deten??o da Pol?cia Federal.

Alessandro acredita que Bejani n?o vai continuar preso por muito tempo, apesar de o crime n?o permitir fian?a. "Vai depender do que o advogado dele alegar". Bejani re?ne requisitos que podem favorecer sua liberdade provis?ria. "Ele tem resid?ncia e emprego fixos, mas quem decide ? o juiz", completa.