Taças são mais que utensílios culinários

Por

Ta?as que enfeitam o ambiente Mais que um utens?lio para sua mesa, um adorno para sua casa a ta?as
complementam a decora??o e d?o um toque especial ? sua casa

Renata Solano
*Colabora??o
02/10/07

O copo sempre foi um objeto de uso pr?tico, onde o que se buscava era apenas beber o l?quido mas, atualmente, essa realidade mudou. Os utens?lios que eram aplicados na culin?ria para respeitar as normas da etiqueta viraram fen?menos na decora??o.

Usar da est?tica e da funcionalidade ? comum hoje em dia, por isso muitas pessoas t?m aderido ? moda de enfeitar o bar, a copa e a cozinha com as ta?as decorativas. Para a gerente de uma loja especializada em produtos para o lar, M?rcia Albuquerque, ? bom que as pessoas se interessem pelas ta?as nas suas variadas fun?es. "A gente recebe listas de casamento e as noivas sempre deixam o quesito ta?a em aberto porque ficam encantadas com todos os modelos".

Como adorno, elas s?o usadas em belas bandejas junto com as bebidas. "Mas tem gente que compra para uso convencional mesmo. Estas pessoas preferem as ta?as brancas", diz M?rcia.

? mesmo irresistivel olhar para as diferentes ta?as e n?o escolher a que mais combina com seu estilo. As lojas da cidade t?m v?rios modelos desde os mais conservadores at? aos mais estilosos, ousados e aqueles que servem tamb?m para a divers?o das crian?as.


Ta?as para bebidas quentes e geladas, ta?as para sorvetes e refrigerante. Independente da sua fun??o, o objeto apresenta sempre um design fino. Por isso, ela at? cresceu e foi imitada nos vasos.

A regra diz

? evidente que voc? n?o precisa ter todas as ta?as de que falamos para poder deliciar-se com um bom drinque. Mas ? importante frisar que a grande maioria das bebidas pode ter o seu sabor "alterado" se servidas inadequadamente, como ? o caso do conhaque e dos vinhos.

Quem entende afirma que isso ? regra b?sica: cada bebida tem seu copo certo, sua maneira correta de ser servida e, mais importante ainda, seu ritual imut?vel para ser degustada. ? ver, ou beber, para crer!

O bom senso manda

As ta?as t?m formato diferente do copo e, geralmente, s?o utilizadas em ocasi?es mais formais e elegantes.

O utens?lio recebe novas utilidades. Aproveite todas elas e seja uma pessoa antenada, na moda e tamb?m de acordo com as normas da etiqueta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF