Quarta-feira, 24 de setembro de 2014, atualizada às 14h

Igreja Católica inicia celebrações do Dia de Santa Teresinha

A comunidade católica de Juiz de Fora e região iniciou nesta semana as comemorações do Dia de Santa Teresinha, que é celebrado anualmente no dia 1º de outubro. A "Santa das rosas" será homenageada em algumas paróquias da arquidiocese.

A Ordem Terceira do Carmo comemora, entre esta quarta, 24 de setembro, até o dia 2 de outubro, a Novena de Santa Teresinha do Menino Jesus, que será celebrada todos os dias na missa das 7h, da Catedral Metropolitana.

Já a festa de Santa Teresinha acontecerá na celebração do dia 3 de outubro, sexta-feira, às 15h. Na ocasião, as mulheres chamadas Teresa (ou Tereza) que estiverem presentes participarão da procissão de entrada, carregando o andor da santa, e receberão uma senha para participar do sorteio de uma imagem de Santa Teresinha.

Paróquia Santa Teresinha – bairro Santa Terezinha

Desde a última segunda-feira, 22, a Paróquia Santa Teresinha realiza uma novena em honra, às 19h30. As celebrações vão até o próximo, dia 30. No último dia da novena, quem preside a celebração é o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Durante os dias da novena haverá também a “Oração pelas Famílias”, às 19h, nas casas de fieis da comunidade. 

No dia da padroeira, 1° de outubro, serão celebradas missas às 7h, 9h, 15h, 17h e 19h30. Após a missa das 17h será realizada uma procissão com a imagem de Santa Teresinha, passando pelo seguinte trajeto: Antiga Capelinha Santa Teresinha / rua Wanda Barbosa, rua Cabo Ferraz, rua Cel. A. Novais, rua Rua Santa Terezinha, rua José Eutrópio, rua Tem. Luiz de Freitas, av. Rui Barbosa, Igreja Santa Teresinha. 

A Paróquia Santa Teresinha fica na av. Rui Barbosa, s/n° - Bairro Santa Teresinha.

Capela Santa Teresinha – Bicas (MG)

Em Bicas, a Capela Santa Teresinha, pertencente à Paróquia São José, também preparou uma programação especial em honra à santa. As festividades serão iniciadas no próximo sábado, 27, com missa às 19h30. Haverá celebrações temáticas na capela até o dia 30, pedindo pelas vocações, pela salvação da humanidade e pelo Papa Francisco.

No dia 1º de outubro, às 19h, haverá missa festiva em honra à Santa Teresinha com bênção das rosas. Em seguida, será realizada uma procissão com a imagem da padroeira em ruas próximas, retornando à capela.

A Capela Santa Teresinha fica na rua Santa Tereza, s/n° - Centro.

Capela Santa Teresinha – Lima Duarte (MG)

Nesta capela, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores, a novena em honra começou desde segunda-feira, 22, e segue até o dia 30. As celebrações acontecem sempre às 19h30 na capela. Para o dia da padroeira, está programada missa solene às 19h30, na Quadra Poliesportiva Wilson Delgado. A Relíquia de Santa Teresinha estará na quadra e durante a missa haverá bênção das rosas.

Durante todos os dias da novena haverá funcionamento de barraquinhas. A Capela Santa Teresinha fica na rua Maria Tomé, s/n - Santa Teresinha.

Capela Santa Teresinha – Matias Barbosa (MG)

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Matias Barbosa, há duas capelas que homenageiam Santa Teresinha, e ambas lembrarão a festa da padroeira com missas. No bairro Cedofeita, a celebração em honra será no dia 1º de outubro, às 19h30. Já na capela que fica no bairro Santa Teresinha, a Santa Missa será realizada no dia 2 de outubro, também às 19h30.

O endereço da Capela Santa Teresinha no bairro Cedofeita é rua E, 06. No bairro Santa Teresinha, a igreja fica na rua Isabel de Carvalho Mantenote, 01.

Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora

ACESSA.com - Igreja Cat?lica inicia celebra?es do Dia de Santa Teresinha