Tai Chi Chuan para a sua saúde

Por

Tai Chi Chuan
equil?brio e sa?de para o seu corpo e mente

Rep?rter Ana Maria Reis
24/08/2000

Embora a inicia??o ao Tai Chi Chuan necessite de aulas semanais em academias especializadas, para que a filosofia e a pr?tica da modalidade tornem-se h?bito, ? em meio ? natureza que este estilo interno do Kung Fu se concretiza. ?No come?o, ?ramos mal interpretados pelos transeuntes, mas o contato direto entre o praticante de Tai Chi e a natureza favoreceu a respira??o e integrou melhor o grupo ? filosofia marcial.? Duas vezes por m?s, o professor Clodoaldo Castro organiza aulas ao ar livre no parque do Museu Mariano Proc?pio (foto abaixo), campus da Universidade Federal de Juiz de Fora ou na pra?a do bairro Bom Pastor.

Ele e seus alunos podem considerar-se precursores da pr?tica do Tai Chi Chuan ao ar livre na cidade. Atitude que casa perfeitamente com os princ?pios da t?cnica que s?o a harmonia do homem com a natureza, o restabelecimento desta integra??o perdida no mundo moderno e o equil?brio f?sico e mental do indiv?duo. Na China, a arte marcial ? comumente praticada em pra?as e jardins pela manh?. O Tai Chi Chuan tem diversos estilos, v?rias escolas, sendo um estilo interno do Kung Fu (Wu Shu = arte marcial).


O Tai Chi Chuan hoje

Atualmente, existem tr?s tend?ncias do Tai Chi Chuan espalhados pelo mundo: o marcial (que se concentra na luta), o terap?utico e o esportivo. H? especula?es de que nas olimp?adas de Sydney, o Tai Chi ter? sua primeira apresenta??o demonstrativa, podendo obter a consagra??o ol?mpica.

Mas ? a modalidade com finalidade terap?utica a mais difundida no ocidente e de maior procura nas academias. Segundo o professor de artes marciais Clodoaldo Castro, 80% dos iniciantes assim o fazem para prevenir-se e curar-se de problemas relacionados ? sa?de, como complemento a uma psicoterapia ou pelo interesse em h?bitos de vida mais saud?veis.


Benef?cios e beneficiados

A cria??o do Tai Chi Chuan baseou-se na medicina oriental chinesa, que prev? cura e preven??o atrav?s de massagens, exerc?cios, ervas medicinais e medita??o. Os benef?cios diretos s?o sentidos j? nas primeiras aulas. ? recomendado para quem

Tai Chi salva o cora??o

Uma pesquisa realizada nos anos 90, pela Universidade de Sheffield, revelou que a pr?tica dos movimentos lentos do Tai Chi Chuan reduzem consideravelmente a press?o sangu?nea e, em alguns casos, diminuem o ritmo das batidas card?acas. Alternadamente, 126 pacientes card?acos praticaram a arte marcial e exerc?cios aer?bicos. Ambas as modalidades diminuiram a press?o sangu?nea, mas somente o Tai Chi conseguiu reduzi-la em n?veis siginificativos para a recupera??o dos pacientes.

Aspectos psicoter?picos

?N?o somos psic?logos?, passa a bola o professor Clodoaldo Castro, 15 anos de pr?tica no Kung Fu e Tai Chi Chuan. No entanto, ele observa que a pr?tica de artes marciais difere-se dos exerc?cios de impacto das academias de gin?stica, muito em fun??o da conviv?ncia "psicoterap?utica" do grupo.

Mudan?a de h?bito

Como contraponto, os mestres inclinam seus iniciados a adotar alguns segredos que otimizam a pr?tica do Tai Chi Chuan. S?o eles:

  • usar roupas leves e folgadas, que d?o maior liberdade de movimento
  • exerc?cios pela manh?, de prefer?ncia, ou no final da tarde
  • hor?rios regulares para dormir e despertar
  • dietas ricas em verdura, legumes e frutas
  • evitar ao m?ximo subst?ncias como a cafe?na, ?lcool e nicotina

?Nos tornamos amigos, uma fam?lia com afinidades e princ?pios ligados ? arte marcial, fato que acaba gerando um conforto, sobretudo aos que procuram o Tai Chi como complemento de um tratamento", conclui o professor.

Falar de Tai Chi Chuan e n?o tocar em seus benef?cios para a sa?de ? quase imposs?vel. O seu sucesso no Ocidente, inclusive, veio em conseq??ncia dos efeitos preventivos e de cura propagados na revolu??o de 1911 na China.

Alguns destes aspectos psicoter?picos foram listados abaixo com a ajuda de Clodoaldo Castro. Confira:

  • sua pr?tica requer elevado grau de concentra??o que evita divaga?es da mente e beneficia o funcionamento do sistema nervoso central
  • lentid?o e suavidade na execu??o dos movimentos circulares proporciona flu?ncia e educa??o, atrav?s da conscientiza??o corporal
  • postura ereta da coluna e o corpo proporciona uma respira??o mais natural, melhora o fluxo da energia vital (Chi) em todos os canais (meridianos)
  • o treinamento simult?neo do corpo e da mente estimula ativamente o c?rtex cerebral, causando acr?scimo da atividade de certas zonas cerebrais e influxo da inibi??o protetora e preventiva de outras
  • assegura melhor alimenta??o de oxig?nio ao sangue e tecidos de v?rios ?rg?os
  • favorece o metabolismo, contribuindo para o decr?scimo da hipertens?o e arteriosclerose
  • pr?tica regular provoca o aumento na elasticidade do tecido pulmonar e do volume da caixa de ar, com um retardamento favor?vel da ossifica??o das cartilagens das costelas
  • fortalecimento dos ossos, m?sculos e articula?es
  • como a maioria dos movimentos s?o articulados a partir da cintura, implicando na utiliza??o dos m?sculos lombares, a pr?tica sistem?tica ? ben?fica para a constitui??o e estrutura da coluna, atrav?s do fortalecimento dos m?sculos desta regi?o.
  • pr?tica constante corrige defici?ncias org?nicas que levam ao envelhecimento precoce, evitando a degenera??o prematura do organismo
  • movimentos de fuidez e leveza atacam a inibi??o corporal causada pelos movimentos r?gidos e fechados, provenientes da ang?stia, medo e p?nico

Para saber mais sobre Tai Chi Chuan: